Turismo de Itaipu quer passeios 100% inclusivos

O Complexo Turístico Itaipu vai tornar todos os passeios à usina binacional mais acessíveis e inclusivos, com as novas tecnologias, adaptação de espaços e capacitação de pessoal para receber pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. As ações contemplam deficiências de natureza física ou sensorial (visão e audição).

O projeto e o cronograma de intervenções foram apresentados no final de janeiro à Comunicação Social de Itaipu, gestora do contrato junto ao Parque Tecnológico Itaipu. A implantação será gradativa, até 2024, com investimento estimado em R$ 406 mil.

Entre as mudanças, está a adoção de um intérprete virtual de libras, a língua brasileira dos sinais, na página do turismo de Itaipu na internet – conforme prevê a lei 13.146/2015. O sistema poderá ter acessado por dispositivo móvel ou desktop e dará maior autonomia a deficientes auditivos (alfabetizados apenas em libras) para obter informações e comprar passeios no site.

Audioguias
Outra novidade será a implantação de audioguias descritivos para deficientes visuais, com detalhamento de toda a visita, incluindo o filme institucional (que também terá intérprete de libras, além de legendas em português e espanhol). O aplicativo do audioguia está em desenvolvimento pela equipe do PTI e poderá ser baixado no smartphone pelos visitantes.

O PTI também pretende espalhar em áreas de grande circulação de visitantes mapas táteis (para deficientes visuais) e totens com vídeos em libras, contendo informações sobre compra de ingresso, procedimento de segurança, embarque, dados de produção de energia e até curiosidades sobre a história da usina.

Peças impressas em 3D, em escala reduzida, permitirão a deficientes visuais conhecer por meio do tato a forma das principais estruturas da usina, como a barragem, a caixa espiral (em formato de caracol) e o eixo da turbina.

Novo modelo
O gerente-geral do CTI, Yuri Benites, explica que as adequações têm como objetivos promover a inclusão e mitigar desigualdades sociais, aumentar a satisfação dos visitantes e fomentar boas práticas de turismo e lazer acessível. “Fomos o primeiro atrativo turístico do Brasil a receber a certificação de qualidade ISSO 9001, em 2012. Queremos também torná-lo referência em turismo acessível, beneficiando o cliente e valorizando a marca institucional de Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu”, complementa.

A superintendente de Comunicação Social e de Turismo de Itaipu, Patrícia Iunovich, diz que os investimentos refletem o novo modelo de concessão, que passou a vigorar em setembro de 2020. Até então, Itaipu e PTI mantinham contratos de comodato e prestação de serviços. “O Complexo Turístico assumiu encargos como, por exemplo, reformas, reforço de sinalização, implantação de novos produtos, e a acessibilidade faz parte do rol de responsabilidades.”

O diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, lembra que o turismo é a principal atividade econômica de Foz do Iguaçu e a cidade deve estar preparada para receber todos os visitantes, com a mesma atenção e qualidade, independentemente de sua condição física. “A visita à usina de Itaipu é uma experiência incrível e deve estar disponível para todos. Por isso, nossa meta é eliminar qualquer obstáculo que ainda possa haver para os turistas. Queremos um turismo 100% acessível.”

Passeios
Atualmente, a Itaipu oferece três opções de passeios: a Itaipu Panorâmica, o passeio mais procurado e que funciona diariamente; e, de terça-feira a domingo, o Refúgio Biológico Bela Vista e o Ecomuseu. Todas as visitas seguem rigorosamente as medidas de segurança sanitária contra a covid-19, como o uso obrigatório de máscara facial, disponibilidade de álcool em gel 70º e distanciamento social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obras do Gramadão entram na reta final para receber atrações natalinas em Foz do Iguaçu

Montagem de atrativos como a roda gigante e últimos detalhes da reforma ocorrem de forma paralela.

Operários das obras da reforma do Gramadão da Vila A e prestadores de serviços envolvidos com a montagem das atrações do Natal de Águas e Luzes de Foz do Iguaçu atuam de forma coordenada para que tudo esteja pronto para o início dos eventos no local, no próximo dia 4 de dezembro. Ao todo, mais de 100 pessoas trabalham no local. Oficialmente, a programação do Natal terá abertura no dia 1º de dezembro, na Praça da Paz, área central da cidade.

As obras no Gramadão estão na reta final e as atenções estão voltadas principalmente para o chafariz que será instalado próximo à Avenida Silvio Américo Sasdelli, junto ao Centro Executivo. Ali, a instalação hidráulica e elétrica dos onze pontos de água e luzes de led já está sendo finalizada. No próximo dia 26, será feita a primeira concretagem do piso de 450 metros quadrados e, no dia 29, a segunda.

“Agora tudo converge para a fonte”, afirmou o engenheiro responsável pela empreitada, Ewton Oda Sartori, da Oda Engenharia, acrescentando que outras atividades ainda necessárias são a desmontagem dos tapumes e mais alguns detalhes finais que estarão concluídos até o dia 3 de dezembro.
Paralelamente, funcionários da empresa Mill Ideias já estão montando a roda gigante e outros atrativos natalinos que vão compor o cenário para a abertura das atividades no Gramadão, com show interativo da Trupe Circense, voo cativo de balão, e apresentações de BMX Freestyle e da Banda Sinfônica do Exército. Além do início da programação do Natal de Águas e Luzes no local, o evento marca o encerramento dos Jogos de Aventura e Natureza – Etapa Lindeiros, e a reinauguração do Gramadão, um dos principais pontos de lazer de Foz do Iguaçu.

Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, João Francisco Ferreira, a reinauguração do espaço com tantos atrativos está na contagem regressiva de iguaçuenses e demais moradores da fronteira. “Vai ser uma grande festa de muita magia para toda a população”. Opinião compartilhada pelo prefeito Chico Brasileiro, que está apostando no Natal de Águas e Luzes de Foz para a consolidação de um novo produto turístico na região. “Estamos confiantes de que esse evento entrará no calendário de grandes programações de Natal no Brasil”.
Programação
De 1º de dezembro a 5 de janeiro, o Gramadão da Vila A e a Praça da Paz vão receber grandes espetáculos musicais. O mais esperado é o do cantor Daniel, astro da música pop sertaneja, no dia 19 de dezembro. No dia 22, o padre Reginaldo Manzotti fará uma missa seguida de show no Gramadão.
Nos dias 1º e 2 de dezembro, a Cia Sorriso com Arte fará o espetáculo “Um encanto de Natal”; nos dias 4 e 5, a Banda Sinfônica do Exército se apresenta no Gramadão. O espetáculo de encerramento, no dia 23, será com a Cia Arte & Manhas.

A partir do dia 3 e até o dia 22 de dezembro, a população poderá acompanhar o show diário de acendimento das luzes de Natal, chamado “Encantamento”, como um anúncio da magia do Natal, no Gramadão e na Praça da Paz.
Grupos locais e regionais de cultura popular, dança, bandas e corais também se apresentarão nos dois palcos principais, mas a festa se espalhará pela cidade. “Teremos apresentações nos bairros e na carreta-palco que vai circular pelos bairros”, explica o diretor da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Juca Rodrigues.
O Natal de Águas e Luzes de Foz do Iguaçu é uma iniciativa da Prefeitura, Itaipu, Fundo Iguaçu e outros parceiros. Outro destaque será a iluminação cênica da Ponte da Amizade, que liga o Brasil ao Paraguai.
Mais informações sobre as atrações do Natal de Águas e Luzes 2021 no site http://www.natalaguaseluzes.com.br.

Crédito das fotos:

Fotos de drone: Marcos Labanca.
Demais fotos: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Mais de 22 mil pessoas visitaram o parque no feriadão da Proclamação da República

Parque registrou a maior visitação de um feriado prolongado desde a reabertura, em agosto de 2020

O Patrimônio Natural da Humanidade recebeu 22.179 turistas durante os três dias de feriadão prolongado, de 13 novembro, sábado, até 15 de novembro, segunda-feira, dia da Proclamação da República. Os números consolidam a maior visitação em um feriado prolongado desde a reabertura do parque, em 4 agosto de 2020.

O dia mais movimentado de 2021 também foi registrado neste feriado, com 12.587 visitantes passeando pelo parque no domingo, 14 de novembro. Os turistas tiveram a oportunidade de caminhar pelas trilhas em meio a natureza, aproveitar o passeio de barco do Macuco Safari, sobrevoar as quedas com a Helisul e saborear a viagem gastronômica do Porto Canoas.

Visitantes de 32 nacionalidades, 26 estados brasileiros e distrito federal contemplaram o maior conjunto de quedas d’água do mundo neste feriado. Entre os estados brasileiros que mais visitaram, Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, respectivamente, lideram o ranking.

Programe seu passeio – O Parque Nacional do Iguaçu continua com atendimento de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. Os ingressos para visitar as Cataratas do Iguaçu são vendidos exclusivamente on-line (www.cataratasdoiguacu.com.br/ingressos), com agendamento de dia e horário para o passeio, garantindo ainda mais proteção aos visitantes.

Central de atendimento on-line (WhatsApp) – Para ter dicas e informações sobre o Parque Nacional do Iguaçu, entre em contato com a Central de Atendimento ao Visitante: +55 (45) 9137-3444 (wa.me/554591373444). Para receber fotografias e vídeos das Cataratas, entre na lista do Telegram: https://t.me/cataratasdoiguacu.

Créditos fotografias: Henrique Britez / @CataratasdoIguacu #FotoEquipeCataratas

Informações e ingressos on-line
www.cataratasdoiguacu.com.br
contato@catarataspni.com.br
(45) 3521-4400

Redes sociais
Instagram: instagram.com/cataratasdoiguacu/
Facebook: facebook.com/cataratasdoiguacu
Twitter: twitter.com/CataratasBrasil
Telegram: t.me/cataratasdoiguacu