Escrito por 17:20 Destaques, Educação, Foz do Iguaçu

Três cursos da Unila obtêm conceito 4 no Enade

Compartilhe

No último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado em 2019 e cujo resultado foi publicado em outubro deste ano, foram avaliados quatro cursos da Universidadedos quais três deles obtiveram conceito 4 (numa escala crescente de valores de 1 a 5): Engenharia Química, Engenharia Civil de Infraestrutura e Medicina. O curso de Arquitetura e Urbanismo obteve conceito 3. Já no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o curso de Medicina e o de Engenharia Civil de Infraestrutura obtiveram nota máxima, 5. E os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Química ficaram com nota 4.  

O IDD busca mensurar o valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso de graduação, ou seja, sua contribuição para o desenvolvimento de competências, habilidades e conhecimentos dos estudantes. Esse indicador considera os desempenhos nas provas do Enade e também do Enem. O Conceito Enade (CE), por sua vez, é um indicador calculado com base no desempenho dos discentes concluintes dos cursos de graduação na prova do Enade – que contém componentes de conhecimento específico e de formação geral.

Avaliação e perfil

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o qual entende que esse exame é um componente curricular obrigatório para que o estudante conclua o curso, cole grau e obtenha o diploma. Os resultados do Enade, aliados a respostas do estudante a um questionário, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. 

As respostas dos discentes da Unila a esse questionário mostraram que, para os quatro cursos avaliados, o percentual de estudantes que recebem algum tipo de bolsa acadêmica está acima da média nacional, com destaques para bolsa de extensão para os cursos de Medicina e de Arquitetura e Urbanismo; bolsa de iniciação científica para os cursos de Engenharia Civil de Infraestrutura e de Engenharia Química; e bolsa de monitoria para todos os quatro cursos.

Neste último Enade, os quatro cursos da Unila avaliados tiveram desempenho acima da média nacional, na área de formação geral da prova. No componente específico, Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia Química e Medicina obtiveram desempenho acima da média nacional. No âmbito regional, os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Química obtiveram o maior IDD entre as instituições públicas do Paraná. Já o curso de Medicina foi o único a obter IDD máximo entre as instituições públicas federais no Estado. Na esfera local, o curso de Engenharia Civil de Infraestrutura é o curso com maior Conceito Enade de Foz do Iguaçu, e o único curso com IDD máximo na cidade.

Close