por 15:48 Coronavírus no Paraná, Foz do Iguaçu, Saúde

Trabalhadores da saúde em Foz do Iguaçu começam a receber a segunda dose da CoronaVac

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu iniciou nesta segunda-feira, 15, a aplicação da segunda dose da vacina contra o coronavírus em profissionais da linha de frente no enfrentamento à doença.

“Adotamos o intervalo de 25 dias, determinado pelo Estado, e iniciamos hoje a aplicação da segunda dose nos profissionais de saúde, respeitando o prazo descrito na caderneta de vacinação”, disse a secretária de Saúde, Rosa Jeronymo.

A vacinação contra a Covid-19 na cidade começou em 20 de janeiro com a aplicação da primeira dose da CoronaVac em profissionais de saúde da linha de frente, idosos de instituições de longa permanência e pessoas com deficiência acima de 18 anos que moram em residências inclusivas. Esta semana está sendo vacinado um novo grupo, as pessoas com 89 anos ou mais. 

A  responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Adriana Izuka, destaca que na sexta-feira (12) receberam a segunda dose os residentes da casa de repouso Novo Gileade e o Lar dos Velhinhos. “Recebemos 3.193 vacinas que já são para a segunda dose. A partir desta segunda-feira (15) estamos aplicando  o reforço da CoronaVac nos profissionais de saúde que foram imunizados no início da campanha. Os trabalhadores devem ir até a Vigilância de Saúde”.

Ela também comentou sobre a vacinação dos idosos que está sendo feita na Diretoria de Vigilância em Saúde. “A organização em sistema de drive-thru deu celeridade e contribui na redução dos possíveis riscos de contaminação ao idoso. As equipes de saúde continuam indo às casas para vacinar aqueles idosos acamados, o cadastro ainda pode ser feito no endereço eletrônico da administração municipal”, destacou Adriana Izuka.

O município recebeu até o momento 11.466 doses, dessas 2.460  AstraZeneca, 5.952 CoronaVac. “Vacinamos 7. 279 pessoas, dessas 150 já são da segunda dose. A campanha contra a Covid-19 está centralizada na vigilância epidemiológica. Foi uma estratégia que adquirimos para não correr o risco de perder doses, pois os frascos são multidoses e depois de abertos temos seis horas para usá-los sem que haja comprometimento da eficácia da vacina”, disse Rosa Jeronymo.

Polo de vacinação

A Diretoria de Vigilância em Saúde fica na rua Francisco Guaraná de Menezes, 665, Vila Yolanda. O horário de atendimento é das 8h às 17 horas.  O idoso de 89 anos ou mais deve ir direto no posto de vacinação portando documento com foto, CPF e comprovante de residência.

Fechar