Arquivos

Categorias

Todos de máscara: assim será a eleição para prefeito de Foz do Iguaçu, neste domingo

No dia da eleição é obrigatório além do uso de máscara, manter o distanciamento de um metro.

Com a pandemia da Covid-19 voltando a dar sinais de crescimento no Brasil e no mundo, o primeiro turno das eleições municipais deste ano, neste domingo (15), acontecem em meio a uma série de restrições e cuidados. Em Foz do Iguaçu são 9 candidatos a prefeito e 359 candidatos a vereador.

As principais providências nas eleições diante da pandemia são o uso obrigatório de máscaras e a manutenção distanciamento de um metro entre os eleitores.

Para evitar aglomerações, o horário de votação foi ampliado em uma hora, e ocorrerá das 7 horas às 17 horas. A Justiça Eleitoral recomenda que o horário das 7 horas às 10 horas seja destinado às pessoas com mais de 60 anos.

Mesmo com a pandemia, o voto continua obrigatório para quem tem entre 18 e 69 anos. Quem não votar e não justificar dentro do prazo de 60 dias, leva multa de R$ 3,51, e fica com o título irregular — não consegue, por exemplo, se inscrever em concurso público, tirar passaporte ou RG. Somente os eleitores que tiverem febre no dia da votação ou pegaram Covid-19 nos 14 dias antes da eleição devem ficar em casa, segundo a orientação da Justiça Eleitoral, apesar de não estarem proibidas de votar.

Neste ano, com a pandemia, a Justiça Eleitoral também permitiu que os eleitores que não puderem votar possam justificar a ausência pelo aplicativo E-Título, disponível na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou pelo sistema “Justifica”, também no site do órgão.

Hora de votar

Ao entrar em sua respectiva seção eleitoral, o eleitor deverá ficar em frente à mesa respeitando a distância de pelo menos um metro. O eleitor deverá exibir o seu documento ao mesário a distância, esticando os braços em direção a ele. O TSE também recomenda que o eleitor leve sua própria caneta.

Caso o mesário não consiga fazer a identificação, ele poderá pedir que o eleitor dê dois passos para trás e abaixe rapidamente a máscara.

Após digitar os dados, o mesário vai ler em voz alta o nome do eleitor. Se o nome estiver correto, o eleitor poderá guardar seu documento e limpar as mãos com álcool em gel para assinar o caderno de votação. Se precisar do comprovante de votação, o eleitor deverá solicitar ao mesário.

Após digitar os dados, o mesário vai ler em voz alta o nome do eleitor. Se o nome estiver correto, o eleitor poderá guardar seu documento e limpar as mãos com álcool em gel para assinar o caderno de votação. Se precisar do comprovante de votação, o eleitor deverá solicitar ao mesário.

Quando a urna for liberada, o eleitor seguirá para a cabine de votação para digitar o número dos candidatos a prefeito e a vereador. Após votar, deverá limpar novamente as mãos com álcool em gel e sair da seção.

Justificativa de ausência
Eleitor poderá justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título. Além das formas convencionais, com o preenchimento do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) em qualquer seção eleitoral ou pelo sistema justifica no site do TSE (tse.jus.br/)