0 Shares 212 Views

TCE-PR diz que passagem pode ser mais barata; basta Urbs cumprir determinações

30 de junho de 2015
212 Views

TCE-PR diz que passagem pode ser mais barata; basta Urbs cumprir determinações

Banda B

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) anunciou nesta terça-feira (30) que a passagem de ônibus pode ser mais barata em Curitiba. De acordo com o órgão, caso a Urbanização de Curitiba (Urbs) adote as medidas apontadas pelo Relatório de Auditoria, o percentual de redução, contudo, dependeria do ritmo de incorporação das medidas.

De autoria do conselheiro Nestor Baptista, o relatório e listou itens da planilha que deveriam ser revistos e aqueles que deveriam ser retirados do cálculo da passagem de ônibus na capital. O TCE sugeriu mudanças na redação original.

Ao todo, são catorze as determinações feitas à Prefeitura Municipal de Curitiba. Entre as mais significativas, a de que a Urbs avalie os reais valores de investimento em instalações e edificações por parte das empresas; controle o consumo real de combustíveis e os custos com lubrificantes, peças e acessórios; retire da planilha os impostos exclusivos, bem como o custo do Hibribus e a taxa de risco. Também devem ser eliminados do cálculo da tarifa o fundo assistencial, os custos com depreciação e remuneração dos investimentos em edificações e o kit de inverno.

Quanto ao consumo de combustíveis, a Urbs deve adotar como parâmetro o preço mínimo divulgado pela Agência Nacional do Petróleo. O documento também determina que todos os atos e fatos relativos à administração do sistema, como os itens que compõem a tarifa e a evolução dos seus valores, sejam divulgados de forma ativa pela Urbs. O objetivo é dar ampla ciência à população e tornar transparente o sistema.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.