por 17:50 Curitiba, Destaques

Taxa de transmissão da Covid volta a subir em Curitiba

Após um mês de queda no número de novos casos, a taxa de transmissão da Covid-19 voltou a subir para 1,06 em Curitiba. O dado é referente ao dia 30 de abril e foi disponibilizado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta quarta-feira (5). Como a taxa mostra tendência de alta nos casos, a administração municipal vê com preocupação o Dia das Mães, que é comemorado no próximo domingo (9) e terá restrições menos rígidas de circulação.

De acordo com o diretor do Centro de Epidemiologia de Curitiba, Alcides Oliveira, as confraternizações podem acelerar ainda mais ainda a transmissão.

“Pedimos para que mães, pais e filhos tenham cuidado e não se aglomerem, para que não tenhamos um aumento na transmissão da doença. Nós gostamos e amamos nossas mães, mas precisamos de cuidado, porque histórias trágicas já acompanhamos ao longo de um ano: pais, filhos, parentes falecendo no mesmo dia ou na mesma semana em decorrência de uma festa. Por isso vamos preservar quem nós mais amamos”, diz.

Segundo consta nos boletins da Secretaria Municipal da Saúde, o número de casos ativos na cidade era de 6.108 no dia 29 de abril. Nesta quarta-feira, o número subiu para 6.552.

Oliveira explica ainda que a vacinação não é motivo para reduzir os cuidados.

“Mesmo a pessoa vacinada, ela tem uma proteção contra casos graves e mortes, mas ainda assim pode adoecer pela doença e transmitir a doença. Se você foi vacinado, continue usando máscara e não aglomere”, lembra.

Máscara

Mesmo com um ano de apelo pelas autoridades de saúde, algumas pessoas insistem em não usar máscaras. O diretor do Centro de Epidemiologia explica que a Covid-19 tem transmissão respiratória, o que pode levar o vírus até outras pessoas.

“Ao espirrar, tossir, tocar, a pessoa pode transmitir a doença. Com o uso da máscara frequente da máscara, podemos evitar a propagação em casa ou no ambiente de trabalho”, conclui.

Medidas menos rígidas

Apesar de estar em bandeira laranja, o Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde abriu uma exceção e algumas atividades poderão funcionar no domingo do Dia das Mães, mas com o apelo de cuidado.

Entre os serviços que poderão abrir estão o comércio de rua, centros comerciais, salões de beleza, shoppings e restaurantes.

Informações Banda B

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com