Arquivos

Categorias

Taça das Favelas aponta importância da Cufa no Paraná, diz Zeca Dirceu

O deputado federal Zeca Dirceu disse nesta segunda-feira, 7, que a realização da quarta edição da Taça das Favelas no Paraná destaca a importância da Cufa (Central Única das Favelas) na organização das comunidades nos bairros e nas periferias do Brasil. “As competições, como a Taça das Favelas, são fundamentais às comunidades, importantes para dar visibilidade aos setores excluídos. Os jovens e as crianças que participam dessas atividades, esportes e artes, estão mais distantes  da violência”, disse o líder do PT na Câmara dos Deputados.

A Taça das Favelas começa no próximo sábado, 12, no estádio Pinhão, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A final será em 18 de novembro no estádio do Athletico Paranaense, em Curitiba. A edição deste ano tem 11.636 atletas inscritos em 64 times. No total, 12 grupos masculinos e quatro femininos vão disputar 146 jogos até a final.

Em todo o Brasil, mais de 100 mil jovens participam da competição disputada em 20 estados. No Paraná, reúne atletas de Curitiba, região metropolitana, Londrina e do litoral.

Trabalho articulado
O deputado destaca ainda o trabalho realizado pela Cufa  nas ações afirmativas aos moradores das favelas.”A Cufa é organizada, articulada, consegue estabelecer boas parcerias, inclusive com o setor privado, e está de fato presente nas favelas levando educação, esporte, cultura, lazer  e oportunidades de emprego e empreendedorismo, capacitação profissional”, disse.

Zeca Dirceu destinou uma emenda parlamentar de R$ 700 mil para atividades da Cufa que, segundo ele, estabelece um vínculo saudável nos territórios de atuação e parcerias importantes com os setores público e privado. “As competições e outras ações desenvolvidas pela Cufa  mostram também que a favela tem os seus valores. Tem artistas, atletas e pessoas com grande capacidade. É dá também um sentido de grandeza não só para as pessoas que estão na favela”

“Fui prefeito da minha cidade em Cruzeiro do Oeste por duas vezes, e investi muito no esporte, na educação e na cultura. Aprendi que este tipo de investimento transforma a vida dessas pessoas que vão estar mais conectadas com o futuro, que proporcionará uma vida mais saudável e com a perspectiva de uma vida melhor”, afirma.