Escrito por 20:45 Curitiba, Economia

Sobe o preço do aluguel em Curitiba

Compartilhe

O preço médio do aluguel de imóveis residenciais em Curitiba subiu 11,8% ao longo de 2019, de acordo com pesquisa da Imovelweb – com dados até novembro. No ano passado, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM), usado no reajuste dos aluguéis, fechou em alta de 7,3%. Informações G1 Paraná.

Segundo o levantamento, em média, a locação de um apartamento de 65 metros quadrados com dois quartos e uma vaga de garagem custava R$ 1.180 em novembro de 2019.

Já um apartamento de 95 metros quadrados com três quartos e uma vaga de estacionamento, no mesmo mês, tinha preço médio mensal de R$ 1.643, conforme a pesquisa.

Ainda de acordo com o levantamento, os bairros Parolin, Batel e Barreirinha registraram a maior valorização do preço de aluguel no decorrer do ano passado, entre 14% e 17%.

Em janeiro e fevereiro, a procura por imóveis aumenta na capital, mas há menos opções disponíveis, segundo empresas do setor.

“Entendemos que é uma acomodação do mercado. A gente vem de uma queda [de preços] em função da economia, que está se fortalecendo. Então, isso faz com que a procura aumente”, afirma o diretor de locação Henrique Viana.

Para driblar o aumento, o diretor de locação explica que tentar negociar é sempre uma boa solução. “Sempre tem essa negociação. Importante isso, tem imóveis locáveis e flexibilidade dos proprietários em relação aos valores”, diz.

Mas existem outras alternativas. A designer Rafaela Coury, que está em meio a uma mudança, decidiu dividir um apartamento de três quartos com mais dois amigos.

“Por ser um apartamento maior consigo manter minha privacidade, a qualidade de vida que gosto de ter. Vou pagar um pouco menos e acredito que será melhor para mim”, afirma.

Close