por 13:58 Sem categoria

Site da Câmara Municipal disponibiliza arquivos históricos

Site da Câmara Municipal disponibiliza arquivos históricos

Fotos inéditas do Porto Meira podem ser acessadas pelo portal

O Museu da Imagem criado pela Câmara Municipal de Foz do Iguaçu disponibiliza, pela internet, o acesso a fotos históricas da nossa região. Na última sexta feira, 29, arquivos inéditos do repórter fotográfico Joel Petrovski, já falecido, foram colocados a disposição dos internautas. Pelas lentes da câmera, Petrovski eternizou memórias de Foz do Iguaçu, como a travessia de barcos do Brasil para a Argentina, o bondinho que transportava os passageiros até o cais descarrilado e enchentes do rio Iguaçu.

Além de fotos, o site da Câmara Municipal permite que o cidadão tenha acesso às sessões em tempo real através do “Plenário Online”, ou assistir às audiências públicas, câmaras itinerantes e mais pelo arquivo digital, bem como ouvi-las pela “Rádio Câmara”. Ao todo, estão catalogados e acessíveis ao público o resumo de mais de dez mil documentos oficiais, entre atas do legislativo, projetos, requerimentos, ofícios e muitos outros, desde a formação da Câmara, em 1914.

Dentro desses documentos estão passagens importantes e curiosidades da cidade. Por exemplo, a primeira vez que aparece o nome “Cidade do Iguassu”, em substituição à “Villa Iguassu”, foi em uma citação datada de 15 de junho de 1917. Menos de um ano depois, em 30 de março de 1918, cita-se em ata, pela primeira vez, o nome “Foz do Iguassú”.

Através do “Arquivo Público”, todos podem buscar por ofícios, atas, projetos, etc. Para isso, basta acessar o site da Câmara (www.cmfi.pr.gov.br) e clicar no ícone Arquivo Público, posicionado no lado direito da tela.

“Nosso objetivo é possibilitar que a comunidade conheça a história do nosso município, saiba o papel da Câmara Municipal nesse contexto histórico e, ao mesmo tempo, possamos resgatar a memória legislativa que até então era reservada apenas àqueles que manuseavam os livros e documentos”, explicou o presidente da Câmara, Carlos Juliano Budel.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com