por 10:49 Sem categoria

SÉTIMA JORNADA DE AGROECOLOGIA DA VIA CAMPESINA SERÁ EM CASCAVEL

SÉTIMA JORNADA DE AGROECOLOGIA DA VIA CAMPESINA SERÁ EM CASCAVEL

Com o lema “Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade, Colhendo Soberania Alimentar”, a partir desta quarta-feira (23) até sábado (26), a Via Campesina realiza a 7ª Jornada de Agroecologia em Cascavel, no Oeste do Paraná.

A jornada será na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e debate a importância de uma agricultura, fundamentada na agroecologia, que respeita o meio ambiente (sem uso de agrotóxicos ou cultivo de transgênicos), os camponeses e pequenos agricultores e sua relação saudável com a terra.

Além disso, o encontro reafirma as formas organizativas tradicionais de cooperação e dá prosseguimento a marcha de luta pela reforma agrária. “A construção das jornadas de agroecologia faz parte de um processo de luta permanente, contra o projeto das empresas transnacionais e do agronegócio, na construção de um projeto popular e soberano para a agricultura brasileira, baseada na agroecologia e na soberania alimentar”, explica o militante da Via Campesina, José Maria Tardin.

Cerca de nove movimentos sociais e entidades populares promovem a jornada que, pela quarta vez acontece em Cascavel e, se inicia às 9 horas do dia 23. São esperadas cinco mil pessoas do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e de países vizinhos como Paraguai e Argentina.

Estão previstas 5 oficinas de experiências agroecológicas desenvolvidas por agricultores, entidades populares e movimentos sociais, além da apresentação de uma experiência de educação popular de São João do Triunfo, com o túnel do tempo sobre a história da agricultura. As oficinas são abertas ao público que receberá certificados pela Unioeste.

Na programação estão previstas palestras com a filha do revolucionário Che Guevara, Aleida Guevara; com a pesquisadora do grupo ETC, México, Sílvia Ribeiro; com o professor e engenheiro agrônomo Horácio Martins de Carvalho; com o coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile.

Eles tratarão de temas ligados à agroecologia, transnacionais, criminalização dos movimentos sociais, educação popular e soberania alimentar. O evento terá apresentação de filmes e atividades culturais.

por 10:47 Sem categoria

SÉTIMA JORNADA DE AGROECOLOGIA DA VIA CAMPESINA SERÁ EM CASCAVEL

Com o lema “Cuidando da Terra, Cultivando Biodiversidade, Colhendo Soberania Alimentar”, a partir desta quarta-feira (23) até sábado (26), a Via Campesina realiza a 7ª Jornada de Agroecologia em Cascavel, no Oeste do Paraná. A jornada será na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e debate a importância de uma agricultura, fundamentada na agroecologia, que respeita o meio ambiente (sem uso de agrotóxicos ou cultivo de transgênicos), os camponeses e pequenos agricultores e sua relação saudável com a terra.

Leia mais.

Fechar