Arquivos

Categorias

Serra apoia Dilma contra Aécio, diz Kassab ao PT

O jogo das conveniências políticas perdeu, literalmente, o caráter moralizador. Vale tudo em matéria de interesses, principalmente quando dirigentes do mesmo grupo político entram em opções antagônicas. Hoje, em entrevista à Folha, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, revelou (1) uma conversa constrangedora para o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD).

O diálogo, segundo o petista, ocorreu no primeiro semestre de 2011, quando Kassab ainda não tinha escolhido apoiar o rival do PT, José Serra (PSDB), na eleição municipal de 2012.

Na ocasião, afirmou Falcão, Kassab declarou: “Para a [presidente] Dilma, a melhor coisa que poderia acontecer é o Serra prefeito de São Paulo. Porque se tiver Dilma e Aécio [Neves, do PSDB], Serra é Dilma [na disputa presidencial de 2014]”.

A revelação de Falcão pode ser interpretada como represália a Kassab, que negociou aliança com o PT, mas mudou para o lado do PSDB quando Serra decidiu se candidatar. O presidente petista, no entanto, considera o prefeito sincero. “[Kassab] reafirmava: ‘Com o governador Serra candidato a prefeito eu vou apoiá-lo, devo lealdade a ele'”, relatou Falcão.

Na entrevista, Rui Falcão disse que o PT continua favorável à descriminalização do aborto, mas que os deputados do partido não propõem mudanças na lei atual (que criminaliza o aborto) porque têm outras prioridades no Congresso.

Ele também falou sobre a criação de uma agência reguladora do setor de comunicações, proposta defendida pelo partido. Ele afirmou que a regulação não representa “censura” nem ao “controle de conteúdo da mídia escrita”, mas se voltaria a TVs e rádios -que são concessões estatais. “É provável que nos próximos meses ou semanas esse projeto venha à consulta pública [sobre o assunto]”, afirmou.