por 13:08 Sem categoria

Senador Cristovam Buarque fará palestra de abertura do Salão Internacional do Livro

Senador Cristovam Buarque fará palestra de abertura do Salão Internacional do Livro

O senador Cristovam Buarque fará a palestra de abertura do Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. Professor, escritor, educador, ex-Ministro da Educação e conhecido por apresentar projetos para revolucionar a educação básica brasileira, Buarque proferirá a Conferência Magna “Revolução pela Educação: Possibilidade ou Utopia”.  O evento será realizado na cidade de 1º a 10 de maio.

Ex-candidato ao executivo brasileiro, Cristovam Buarque é também um incentivador da leitura. Ele foi autor do projeto que deu origem a Lei 11.899/09 no qual implanta o Dia Nacional da Leitura e da Semana Nacional da Leitura a ser comemora no dia 12 de outubro.

Para o senador, essa iniciativa estimulará a convivência da sociedade com a produção literária do país. Na opinião dele, a intenção é enfatizar junto à população brasileira a importância do cultivo do amor aos livros desde a infância.

Desta forma, ao estimular a leitura, mudará um quadro preocupante. Atualmente, de acordo com Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional, apenas 26% dos brasileiros entre 15 e 64 anos conseguem ler e entender um livro.

Obras – Entre as mais de 20 obras publicadas, “O que é Educacionismo”, da Coleção Primeiros Passos, é um dos títulos mais procurados pelos professores e educadores. Ao lançar a obra Buarque afirmou ser preciso mudar o desenvolvimento do país, dedicando maior atenção à educação básica. Uma das bases do Educacionismo é a federalização do ensino básico – uma espécie de sistema único da Educação -, um novo modelo de gestão permitiria o gerenciamento municipal, mas estabeleceria padrões mínimos de qualidade para todo o Brasil.

Outro título também na lista dos mais vendidos e polêmicos está “O Berço da Desigualdade”. A obra apresenta a crise mundial da educação ilustrada com imagens feitas pelo fotógrafo Sebastião Salgado, no qual apresenta cenários onde milhões de crianças estudam em situações precárias e adversas.

Na lista também “Colapso da Modernidade Brasileira: e uma Proposta Alternativa”; Modernidade com Ética; “O Tesouro na Rua” e, “A Segunda Abolição”. Cristovam Buarque participa do Salão do Livro a convite de Paulino Motter, assistente do diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek.

Salão do Livro – Além do senador Cristovam Buarque, durante os 10 dias o Salão do Livro contará com a presença de Pedro Bandeira, campeão de vendas de obras juvenis;  o prêmio Jabuti 2008 com melhor obra de ficção Ignácio Loyola Brandão; o jornalista e escritor Lira Neto, autor da obra “Maysa: Só numa multidão de amores”, na lista dos mais vendidos da Revista Veja, bem como as cantoras e compositoras Alice Ruiz e Alzira Espíndola. Elas farão uma aula-show reunindo música e literatura. 

Outra estrela será Fabrício Carpinejar. Ele falará ao público sobre “Blog e Literatura”. O evento prestigiará também os escritores locais, entre eles Daniela Valiente, Jeane Hanauer, Roberto Medina e Nelson Figueira.

Além das palestras com grandes nomes da literatura nacional e internacional, haverá contação de histórias; lançamentos de publicações; sessão de autógrafos; exposição fotográfica; shows; peças teatrais; atividades educacionais e lúdicas, bem como a venda de livros com até 50% de desconto.
O Salão Internacional do Livro é uma realização do Instituto da Cultura, Educação, Esporte e Turismo e conta com o apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e da Itaipu Binacional.

Fechar