por 20:26 Sem categoria

Segurança Cidadã é tema de discussões no Fórum Social do Mercosul

Segurança Cidadã é tema de discussões no Fórum Social do Mercosul
Debate entre autoridades no assunto será mediado pelo secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari

Nesta próxima sexta-feira (06), às 14 horas, entra em discussão no Fórum Social do Mercosul, que acontece no Centro de Convenções de Curitiba, o tema “Segurança Cidadã: Sociedade Protegida, Direitos Humanos Preservados”. O assunto é tema de um curso de extensão desenvolvido no Fórum, por palestrantes que são autoridades no assunto, como Márcio Gontijo, advogado militante em direitos humanos, Prudente José Silveira Mello, advogado doutor em Direitos Humanos e Desenvolvimento, e Vera Karam de Chueiri, mestre em Direito e doutora em Filosofia.
O secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, é quem fará a mediação das explanações. O objetivo é tratar sobre as políticas que os governos podem adotar na prevenção da violência, como geração de emprego, lazer, saúde e educação, entre outros fatores que dêem respaldo para desenvolver uma boa política de segurança pública.
“Limitar a solução para a violência apenas na contratação de policiais, na compra de armas e viaturas é uma ignorância, um mal à sociedade. Devemos também combater a violência com programas sociais de inclusão, mantidos pelo Governo do Estado. No Brasil, e no Paraná não é diferente, a violência que afeta diretamente a população é conseqüência da falta de emprego, renda e condições básicas para a sobrevivência digna do ser humano.”, disse o secretário Delazari.
Durante o evento, será falado sobre as políticas do estado do Paraná para o programa de Policiamento Comunitário, que é composto pelo Projeto Povo, Policiamento Comunitário e Conselho Comunitário de Segurança. “Estamos implantando, há quatro anos, um sistema de segurança que contribui efetivamente na construção de uma cultura voltada para o respeito aos direitos fundamentais das pessoas. Este sistema é baseado necessariamente no policiamento comunitário, onde policiais e cidadãos se unem para a melhoria da qualidade de vida da população através do combate conjunto à criminalidade”, complementou Delazari.

Polícia Comunitária no Fórum – Dentro do Centro de Convenções, no espaço destinado a exposições, há um estande da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, com todos os programas de policiamento comunitário implantados no estado.
No estande, profissionais que atuam nos programas Projeto Povo, Patrulha Escolar, Proerd, Bombeiro Comunitário, Conselho Comunitário de Segurança, Blitz da Cidadania e 181 Narcodenúncia, explicam aos participantes como cada uma destas forças atua para trabalharem mais próximas à comunidade e assim entender suas necessidades em segurança.
Segundo o tenente Luciano Cordeiro, que ajudou a organizar a exposição, estão visitando o stand pessoas de diversos estados do Brasil e países do Mercosul. “Temos atendido especialmente líderes de bairros e associações, ambientalistas e voluntários de Curitiba, que têm vindo aqui propor parcerias, deixam contatos e querem saber mais sobre estes projetos comunitários”, contou Cordeiro.
O que tem despertado curiosidade nos participantes é a Blitz da Cidadania. O Estande disponibiliza um vídeo institucional com imagens da primeira Blitz promovida pela Sesp na Vila Torres, no último sábado (30), que reuniu mais de duas mil pessoas. A Blitz tem o objetivo de prestar serviços de segurança, como confecção de carteiras de identidade, orientações sobre defesa do consumidor, higiene pessoal, demonstrações de cães treinados, entre outras atividades.
O estande da Sesp no Fórum está aberto para visitas desde esta quinta-feira (05), a partir das nove horas da manhã até as oito da noite e permanece até o final do evento, previsto para sábado (07), ao meio-dia.

Serviço:
O tema “Segurança Cidadã: Sociedade protegida, Direitos Humanos preservados” é um curso de Extensão da Universidade Federal do Paraná, dentro do Fórum, que acontece nesta sexta-feira (06), no Centro de Convenções de Curitiba. Quem tem interesse em participar, deve inscrever-se pelo site: www.forumsocialdomercosul.org

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com