0 Shares 694 Views

Segundo ministro da Infraestrutura, construção da segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai é fruto do uso da criatividade

26 de junho de 2019
694 Views

 

Em audiência na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal na manhã desta terça-feira (25), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, falou que a construção da segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, é fruto do uso da criatividade. As informações são de João Frey, da Gazeta do Povo.

De acordo com o ministro, o governo federal não teria recursos próprios para bancar os R$ 462 milhões orçados para a construção da ponte, mas Itaipu tem a obrigatoriedade de investir parte de suas receitas na rubrica “responsabilidade socioambiental”, por isso o financiamento foi possível.

O segundo passo “criativo”, de acordo com o ministro, foi a delegação da gestão da obra ao governo do Paraná.

“Iniciamos a construção da segunda ponte em Foz com uso de criatividade, porque, observe, não temos dinheiro para fazer um investimento de R$ 450 milhões, mas a gente tem Itaipu que tem obrigação de aplicar aquele recurso que sobra. Então o que fizemos foi um convênio com o governo do estado do Paraná. O governo do Paraná sub-rogou todos os nossos contratos de construção e supervisão, Itaipu paga o governo do Paraná, porque aí a gente foge da questão do teto; eles fazem a obra e a gente supervisiona”, afirmou o ministro.

Ou seja, com a delegação da obra ao estado do Paraná, o governo consegue contornar o teto de gastos que limita o crescimento do gasto público à variação da inflação. Os estados também estariam sujeitos à mesma limitação, mas o plano de socorro aos estados enviado ao Congresso no início de junho amplia o prazo para essa exigência.

Em maio, o governador Ratinho Junior (PSD) e os presidentes do Brasil e do Paraguai assinaram os convênios de delegação da obra permitindo que o Paraná fique responsável por toda a gestão da construção da ponte.

link
https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/joao-frey/uniao-segunda-ponte-foz/

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.