Arquivos

Categorias

Secretários deixam administração de Barbosa Neto para disputar eleições

Dois secretários municipais acabaram de deixar a administração do prefeito de Londrina, Barbosa Neto (PDT). Saíram da prefeitura a titular Secretaria da Mulher, Sueli Galhardi, e o presidente da Companhia de Habitação (Cohab), João Verçosa.

Eles alegaram que vão disputar uma vaga na Câmara de Vereadores e que a saída não tem relação com os recentes episódios negativos ligados ao nome do prefeito Barbosa Neto. Eles desinpompatibilizam oficialmente ainda esta semana.  Ainda não haveria nomes de substitutos.

Ambos estão nos cargos desde o início da gestão, em maio de 2009, e vão enfrentar a primeira eleição como candidatos, desde que tenham os nomes homologados nas convenções, em junho. Como os dois são servidores municipais, eles devem novamente se licenciar das funções três meses antes da votação, conforme os prazos estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Verçosa, filiado ao PDT, mesmo partido do prefeito, deixa a Cohab hoje, durante reunião do Conselho de Administração. Ele já ocupou cargos de confiança também na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e no Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), na gestão anterior, do ex-prefeito Nedson Micheleti (PT).

Questionado sobre o motivo de sua mudança partidária, Verçosa explicou que foi ”convidado a sair” do PT. ”Quando assumi a presidência da Cohab, me informaram que eu deveria deixar o cargo ou enfrentaria processo de expulsão no partido. Decidi sair da legenda e depois fui convidado pelo PDT.”

Sueli, que é servidora municipal há 19 anos, informou que fica no cargo, no máximo, até esta quinta-feira. ”Já conversei com o prefeito e depende dele essa oficilialização, mas não passará desta semana.” Ela é pré-candidata a vereadora pelo PR. A secretária pretende buscar votos junto aos movimentos sociais. ”Tive um grande aprendizado na secretaria e pretendo continuar o trabalho junto às mulheres promovendo a igualdade de gênero”.

As mudanças no alto escalão municipal, em virtude das eleições, tiveram início em janeiro, quando outros quatro secretários anunciaram a pré-candidatura ao Legislativo. José Novaes Faraco deixou a Secretaria de Ambiente; Joaquim Antonio de Melo saiu da Secretaria de Defesa Social; Liz Clara Ribeiro de Campos se afastou da pasta do Idoso; e Luiz Nicácio, que deixou a Fazenda para ser candidato a prefeito em Centenário do Sul.

Nos bastidores, ontem, integrantes da administração comentavam sobre as possíveis saídas, também, dos secretários Marco Cito (Governo) e Karin Sabec (Educação). Eles não atenderam as ligações.

Com informações Folha de Londirna