por 14:50 Foz do Iguaçu, Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente de Foz e Marinha promovem mutirão de limpeza no Rio Paraná nesta sexta-feira (16)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Capitania Fluvial do Rio Paraná – Marinha, realiza nesta sexta-feira, 16, uma ação de limpeza às margens do Rio Paraná. O mutirão começa às 8h30 em três locais simultâneos: Iate Clube Cataratas, Colônia de Pescadores Z-12 e Porto de Pesca Popay.    

As equipes da secretaria e Marinha envolvidas no mutirão vão recolher resíduos descartados irregularmente na região. Para a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira, a intenção é também alertar a população sobre os riscos do despejo de lixo em áreas de afluentes. 

“Todo lixo descartado próximo a rios causa um impacto muito grande ao ambiente, tanto para os solos como para as espécies que vivem ali. Por mais que façamos outros mutirões de limpeza, queremos que todos façam sua parte e que isso deixe de acontecer”, afirma. 

Ações de limpeza

Em 2021, a Secretaria de Meio Ambiente recolheu cerca de 400 toneladas de resíduos em mutirões. De acordo com a chefe da Divisão de Limpeza Pública, Adriana Fuzetti, as ações priorizam áreas de proteção ambiental, com nascentes ou pontos em bairros onde o descarte incorreto é recorrente.  

Conforme a necessidade, as ações podem envolver também as Secretarias de Assistência Social, Saúde e Segurança Pública, para o acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou de dependentes químicos que residem nos locais, e de Obras, para a cessão dos maquinários. 

“O projeto precisa ser conjunto para que os casos não voltem a acontecer. Em alguns locais também fazemos o plantio de árvores nativas para que a ação ambiental seja feita de forma completa”, complementa Adriana.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com