Secretária acredita que fim da pandemia está próximo em Curitiba e espera Estado para liberar máscara

Com 79,8% dos moradores vacinados com ao menos uma dose, a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, acredita que o fim da pandemia de Covid-19 está próxima em Curitiba. A expectativa foi dita em entrevista concedida à Banda B na tarde desta sexta-feira (12). Ao longo da entrevista, ela ainda confirmou que a capital vai aguardar posicionamento do Governo do Paraná para liberar o uso da máscara em ambientes abertos.

Nesta quinta-feira, o sistema de monitoramento por bandeiras de Curitiba atingiu a menor pontuação desde o seu lançamento: 1,35, o que reforça a expectativa por um fim de ano muito mais tranquilo na cidade.

Segundo Márcia Huçulak, o momento é muito promissor. “Acho que estamos no fim da pandemia. Por que? Por causa da vacinação. A gente foi muito criticado no início do ano pela falta de doses, mas o estado do Paraná conseguiu chegar na frente do ponto de vista de esquema vacinal completo. Nós estamos hoje com quase 90% da população com 18 anos ou mais com duas doses de vacina e é isso que nos traz a esse momento de baixa”, disse.

Curitiba completa nesta sexta-feira 128 dias de bandeira amarela, o maior período que a cidade se mantém nesse cenário desde que adotou o sistema.

Liberar máscara

Durante a entrevista, Huçulak ainda destacou a importância do uso da máscara, que segue sendo desrespeitado em vários ambientes. Segundo ela, o equipamento segue sendo uma importante barreira de proteção enquanto o vírus está em nosso ambiente. “Quando a gente tirar a máscara, é para não voltar atrás. A gente viu países, como Israel, Estados Unidos e Reino Unido, que tiraram e voltaram a usar a máscara, então é muito ruim. Se a gente continuar nesse patamar, talvez possamos ter um dezembro sem máscara ao ar livre, o que já é um alívio”, destacou.

Segundo ela, porém, a cidade vai tomar essa medida apenas com alinhamento com o Governo do Paraná. “Curitiba não é uma ilha, eu tenho dito. Eu tenho conversado com o secretário Beto Preto e vamos tomar essa medida alinhada com o estado. A gente recebe pessoas de todo lugar, temos uma região metropolitana com pessoas que trabalham aqui, então é bom a gente ter uma ação integrada”, comentou.

Festas

A secretária da Saúde ainda disse que Curitiba deve ter um fim de ano muito mais parecido com o que todos estão acostumados. “A gente tem insistido na vacinação, porque isso nos dá uma luz no fim do túnel para que as famílias possam se encontrar, e tenho certeza que isso vai acontecer nesse ano. Como nosso prefeito [Rafael Greca] diz, estamos preparando um Natal de gratidão e esperança para o ano que vem”, concluiu.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prefeitura de Curitiba vai arrecadar brinquedos para crianças em situação de risco social

A Prefeitura de Curitiba vai arrecadar brinquedos novos para doar a crianças em situação de risco atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS), principalmente aquelas acolhidas por determinação da Justiça e que são matriculadas na rede municipal de ensino. As doações podem ser feitas até 10 de dezembro nas Ruas da Cidadania e nas lojas dos supermercados Condor. A expectativa é presentear aproximadamente 3.000 crianças de até 12 anos de idade.

Os brinquedos serão entregues em festas de Natal que serão realizadas nas dez regionais da cidade, em datas a serem definidas. Os eventos vão seguir os protocolos sanitários para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Para a arrecadação, a Prefeitura pretende contar mais uma vez com a solidariedade dos empresários, comerciantes e da população curitibana. “Esperamos sensibilizar a todos para participar desta grande ação solidária. Depois de um período difícil, em função da covid-19, queremos transformar o Natal dessas crianças em um momento de felicidade e confraternização”, diz o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel.

Onde doar

As doações podem ser feitas até 10 de dezembro, nas dez Ruas da Cidadania e nas lojas da rede de supermercados Condor.

Ruas da Cidadania
Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1700
Boa Vista – Avenida Paraná, 3.600
Carmo/Boqueirão – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430 (Praça Nossa Senhora do Carmo)
Cajuru – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
CIC – Rua Manoel Waldomiro de Macedo, 2.470
Matriz – Praça Rui Barbosa, 101
Pinheirinho – Rua Winston Churchill, 2.033
Fazendinha/Portão – Rua Carlos Klemtz, 1.700
Santa Felicidade – Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Tatuquara – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n – esquina com a Rua Presidente João Goulart

Lojas Condor
Água Verde – Av. Água Verde, 860
Ahú – Av. Anita Garibaldi, 1729

Atuba – Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 312

Bigorrilho – Rua Martin Afonso, 2.800
Boa Vista – Rua Lodovico Geronazzo, 805
Boqueirão – Av. Marechal Floriano Peixoto, 7.486
Cajuru – Rua Natal, 1.155
Cidade Industrial – Rua João Dembinski, 1.410
Cidade Industrial – Rua João Bettega, 3.930
Cristo Rei – Rua Fioravante Dalla Stella, 66
Novo Mundo – Av. Brasília, 6.900
Novo Mundo – Rua Visconde do Serro Frio, 164
Pilarzinho – Rua Amauri Lange Silvério, 1.130
Pinheirinho – Av. Winston Churchill, 2.170
Santa Felicidade – Av. Manoel Ribas, 8.243
Santa Felicidade – Av. Ver. Toaldo Túlio, 3.650
Santa Quitéria – Rua João Alencar Guimarães, 2.126
São Francisco – Rua Nilo Peçanha, 1.000
Seminário – Rua Izaac Ferreira da Cruz, 3.868
Sítio Cercado – Rua Izaac Ferreira da Cruz, 3.868
Uberaba – Av. Comendador Franco, 6.005
Vila Guaíra – Av. Presidente Wenceslau Braz, 790
Xaxim – Rua Francisco Derosso, 3.300

Natal de Curitiba começa nesta quinta-feira com estreia da decoração do Largo da Ordem

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 começa nesta quinta-feira (18/11), às 19 horas, com o acender da decoração do Largo da Ordem (Centro Histórico). O prefeito Rafael Greca abre a programação em uma cerimônia no Memorial de Curitiba para convidados, por causa da limitação de público necessária para conter a pandemia da covid-19.

Até 9 de janeiro, a temporada de Natal será um convite para celebrar, se emocionar e viver a cidade.

“A Luz dos Pinhais está mais brilhante do que nunca e a gratidão vai iluminar nossa Curitiba neste fim de ano. A temporada natalina 2021 será uma pausa para nos reconectar com quem somos e com os nossos sonhos. Serão 53 dias de atrações da Prefeitura, patrocinadores e parceiros para unir os nossos corações agradecidos em uma grande celebração”, diz o prefeito Rafael Greca.

Na cerimônia de abertura, será acesa a árvore de luz do Memorial de Curitiba. A estrutura de 10 metros de altura vai se destacar em meio à arquitetura contemporânea do centro cultural no coração do Largo da Ordem.

Em frente à Igreja da Ordem, junto ao bebedouro, também será ligada a iluminação da Árvore da Vida decorada com cinco mil vasinhos de sálvias vermelhas. Estão previstas ainda apresentações musicais, encenação de um presépio “vivo” com atores caracterizados, ciranda étnica e anunciação de anjos estrategicamente posicionados ao ar livre.

Centro Cívico

Também nesta quinta-feira (19/11), o prefeito Rafael Greca inaugura a árvore de Natal da rotatória da Avenida Cândido de Abreu, próximo à sede da Prefeitura, no Centro Cívico. A arquitetura modernista da região ganhará um toque natalino com o brilho da árvore de luz de 18 metros de altura que recebeu 50 mil microlâmpadas de LED na cor verde. O pôr do sol ficará ainda mais belo com a árvore de luz que tem patrocínio da Volvo.

Árvores de Natal de luz ou decoradas com flores vão integrar um circuito natalino com mais de 30 estruturas espalhadas por vias, parques e outros espaços. Além disso, as Ruas das Cidadania da Prefeitura vão receber árvores de Natal.

Programação

Com o tema A Gratidão Vai Iluminar a Cidade, a quinta edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais é a maior programação gratuita de fim de ano do país. Serão 53 dias de atrações da Prefeitura e da iniciativa privada, entre autos, circuitos natalinos de carro (drive-thru), recitais de ópera, voos de balão, concertos, exposições, feiras temáticas, aulas-show gastronômicas e até experiências olfativas. A maioria das atrações termina no dia 30 de dezembro, mas a decoração poderá ser apreciada até 9 de janeiro.

Todas as atrações do Natal de Curitiba seguirão os protocolos sanitários do município para evitar aglomerações e contágios pela covid-19, como distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara, controle de público e agendamento on-line para assistir a espetáculos como autos, concertos, óperas e para os passeios e as apresentações drive-thru ou drive-in.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Festval, Volvo, Electrolux, Condor, Ebanx, Consórcio Servopa, Muffato, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

Most Popular Topics

Editor Picks