0 Shares 792 Views

Santa Terezinha é a 1ª cidade no Paraná 100% iluminada

24 de outubro de 2019
792 Views

Avenidas, ruas, praças e parques. Nada ficou de fora. Foram 20 dias para que a iluminação pública de Santa Terezinha de Itaipu, com 24 mil moradores no Oeste do Paraná, entrasse no grupo de cidades modernas, inclusivas, sustentáveis e 100% iluminada. Foram 4.018 luminárias a vapor metálico substituídas por luminárias LED. “Trabalhamos nesse projeto. Priorizamos a qualidade em todos os aspectos e a redução gradativa na taxa de iluminação pública. Hoje, somos referência pelo fato de buscarmos, por meio de projetos técnicos, o melhor para a cidade e para as pessoas que vivem nela”, destacou o prefeito Cláudio Eberhard (PSDB).

Para a efetivação do projeto de eficiência energética que, gradativamente resultará em valor menor valor na taxa de iluminação pública para o consumidor, o gestor público utilizou recursos do município obtidos pela Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública, no valor de R$ 4.732.106,00. Destaca-se, no entanto, que o grande diferencial da iluminação de LEDs é a eficiência energética desse tipo de lâmpada. Elas são capazes de produzir muito mais luz consumindo menos energia elétrica.

Cláudio Eberhard acrescentou que em Santa Terezinha “todas as áreas foram pensadas e projetadas para ofertar vida de qualidade, em que o presente se conecte ao futuro e o resultado, seja uma cidade inserida nos conceitos de sustentabilidade e modernidade”.

Reconhecimento

As ações amplas de sustentabilidade implantadas em Santa Terezinha, foram reconhecidas pela coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, como “políticas públicas inovadoras e bem-sucedidas na redução das desigualdades, que resultaram no merecido reconhecimento ao conquistarem o prêmio Cidades Sustentáveis”.

Zuleica reforçou que os bons indicadores da cidade, “refletem, certamente, o compromisso do governo local com o enfrentamento às desigualdades, a inclusão social e econômica, garantindo assim uma melhor qualidade de vida para toda a comunidade”.

Poda eficiente

Paralelo ao trabalho de implantação da iluminação em LED, a equipe da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente está percorrendo toda área urbana da cidade para efetuar a poda e controle de galhos de árvores que comprometam a iluminação.

O serviço está sendo realizado com apoio de um caminhão com hidroelevador e cesto acoplado para poda de árvores, adquirido recentemente pelo governo municipal. Todo serviço de poda será finalizado no mês de outubro.

Custo/benefício

A utilização de luminárias de LED proporciona que o intervalo entre a manutenção seja maior, possibilitando a redução do custo com mão de obra e equipamentos de manutenção. A distribuição mais homogênea da luz, tornando os espaços mais claros, assim como a redução no consumo de energia de 50% são fatores preponderantes.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.