por 17:15 Paraná

Samu atende nas nove cidades do sul do Paraná, destaca Santin Roveda

O ex-prefeito Santin Roveda disse nesta quinta-feira, 29, que a habilitação pelo Ministério da Saúde do Samu para atuar em nove cidades do sul do Paraná dá condições agora de atender todos os moradores da região. “Era um pedido de toda a população de União da Vitória e das nove cidades que antes tinham um serviço deficitário e que dependia de cada prefeitura, agente ou gestor político. Agora uma verdadeira democratização do Samu que vai atender desde o mais humilde morador até o mais abastado”, disse.

Agora, o Samu Regional tem cinco ambulâncias de suporte básico nas cidades de União da Vitória, Bituruna, São Mateus do Sul, General Carneiro e Cruz Machado e duas ambulâncias de suporte avançado com UTI Móvel em União da Vitória e São Mateus do Sul.

O serviço passa atender uma população de 165.695 moradores de nove cidades: União da Vitória, Bituruna, São Mateus do Sul, Cruz Machado, Paula Freitas, Antônio Olinto, Porto Vitória e Paulo Frontin. “Desde 2009, havia muita discussão a respeito do Samu, mas pouca efetividade. Quando assumi a presidência da Amsulpar (associação dos municípios do sul do Paraná), priorizei e trabalhei intensamente até que a região conseguiu concretizar a demanda. O Samu está presente em nove cidades com atendimento 24 horas, urgência e emergência pelo 192”.

“Isso muda muito a saúde da região inteira porque o Samu tem porta aberta em qualquer hospital. Antes, em qualquer acidente ou trauma, a pessoa era levada a uma UPA ou Pronto Atendimento para depois, através de uma triagem, ser encaminhada um hospital. Hoje, o que acontece: o Samu pode levar esse pacientes diretamente a outros centros como Curitiba, Pato Branco, Campo Largo. Esse tempo a mais faz a diferença. Para mim é um orgulho, a implantação do Samu em União da Vitória e e mais oito municípios da região” completou Santin Roveda.

Com as informações repassadas número 192, o médico já vai poder direcionar para qual hospital ou unidade de saúde o paciente deve ser encaminhado, fazendo com que o serviço seja o mais rápido e ágil no salvamento de vidas. O encaminhamento do paciente para a unidade de saúde ou hospital é feita pelas central do Samu, que vai ter numa tela todas as informações de leitos e serviços disponíveis em cada cidade e região.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com