Rua XV se veste para o fim de ano e se torna a Rua das Flores, do perfume e do Natal

Desde a noite desta segunda-feira (22/11), cruzar o Calçadão da Rua XV tornou-se uma experiência sensorial. Esta é a proposta da decoração inaugurada no local pela empresa paranaense O Boticário para o Natal Curitiba Luz dos Pinhais 2021, concebido pela Prefeitura sob o tema A Gratidão Vai Iluminar a Cidade. Baseado em luzes e aromas que remetem o público à recordação de momentos especiais despertados pelo clima de Natal, o espetáculo é grátis e poderá ser visto até o início de janeiro.

“Queremos que este Natal seja carregado de memórias afetivo-olfativas, o mais cheiroso de todos os tempos”, resumiu a diretora de Marketing Regional e Comunicação com Franquias de O Boticário, Jacqueline Tobaru, que representou a organização no evento. Presente à ocasião, o prefeito Rafael Greca observou que “a Rua das Flores agora também é a Rua do Perfume e do Natal”, e aproveitou a ocasião para conclamar o público a vencer a pandemia do novo coronavírus. “Viva a Curitiba imune”, disse.

Calçadão perfumado

Além da Árvore da Vida instalada junto ao chafariz existente entre a Alameda Doutor Muricy e a Avenida Marechal Floriano, este ano a estrutura traz novidades para tornar ainda mais bonita a árvore natalina de 11 metros de altura e adornada com 5.500 pequenos vasos de sálvia e que se acende à noite.

As surpresas ficam por conta dos mantos de luzes pendentes dos edifícios mais altos da via e das caixas de presentes gigantes, iluminadas e perfumadas com fragrâncias suaves. Dispostas ao longo do calçadão, elas convidam adultos e crianças a entrar e se deixar inebriar pelos aromas, que podem ser percebidos mesmo através das máscaras que ainda precisam e devem cobrir os rostos.

O prefeito lembrou que não é a primeira vez que O Boticário entra “de cabeça” no calendário de eventos da cidade. “Por ocasião dos 300 anos de fundação de Curitiba, a empresa produziu uma fragrância que mistura aromas muito nossos, como o do pinhão e da erva-mate”, recorda. Na ocasião, Greca estava em seu primeiro mandato de prefeito.

Show de sons e cores

A inauguração da estrutura foi um espetáculo à parte. Vinda da primeira loja O Boticário do grupo, na Rua Saldanha Marinho, uma trupe formada por banda de músicos, cantoras e personagens do teatro infantil Doutor Botica atraiu o público e encheu o local de olhares curiosos. Todas as intervenções tiveram tradução simultânea para Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

Caetano Solda reuniu a família para ver o espetáculo. Formado pelo filho Caio, de 2 anos, o sobrinho Benjamim, de 5, a mulher, Elisa Selbach, e a irmã, Sandra Solda, o grupo passeou pelo calçadão e tirou fotos. “Chegamos no final do show, mas as crianças estão gostando dessa alegria, desse clima de festa”, disse Caetano.

Na companhia da irmã adolescente Maria Eduarda e da avó Rosa Maria de Souza, Bernardo, de apenas 3 anos, era só alegria. “Está tudo muito lindo e as crianças ficam encantadas”, disse Rosa, que mora no Centro.

Acompanharam o prefeito, o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; os vereadores Tânia Guerreiro, Nori Seto e Márcio Barros; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Junior; o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro; e a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval, Ebanx, Consórcio Servopa, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começou no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

De Natal na XV a carrossel no Tanguá, as estreias da semana na temporada

Muitas estreias nesta semana, no Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021, para que curitibanos e turistas possam se emocionar e viver a cidade como nunca antes. Na programação, as aberturas da decoração na Rua XV de Novembro, dos circuitos natalinos de carro (drive-thru) no Parque Barigui e Passeio Público, das bicicletas que geram energia para a decoração da Praça Santos Andrade, do carrossel no Parque Tanguá e do auto de Natal no Passeio Público.

Nesta segunda-feira (22/11), a partir das 19h, será inaugurada a decoração do primeiro calçadão de pedestres do Brasil. O Natal O Boticário na Rua XV de Novembro ocorre pela primeira vez na programação e terá mantos de luz cobrindo várias quadras da via de pedestres, mensagens de luz e caixas de presente gigantes ricamente decoradas, que irão proporcionar experiências sensoriais e olfativas.

Sobre o chafariz, entre a Alameda Dr. Muricy e a Avenida Marechal Floriano Peixoto, a já tradicional Árvore da Vida de 11 metros e 5 mil vasinhos de sálvias, agora repleta de pacotes de presentes cenográficos e ladeada pelos postes republicanos transformados em “candelabros” graças a centenas de pontos de luz, além de laços. A atração não precisa de agendamento e poderá ser apreciada até 9 de janeiro.

Ainda na segunda-feira (22/11), às 19h30, a estreia da programação “Música no Memorial de Curitiba”, com a apresentação do grupo Big Belas Band no palco em frente à árvore de 10 metros do espaço cultural no Largo da Ordem (Centro Histórico). A atração não precisa de agendamento e irá ocorrer sábados, às 11h, e segundas, às 19h30, com diferentes grupos musicais até 20 de dezembro.

Caminho de Luz no Barigui

Um dos grandes sucesso de 2020, o circuito natalino de carro (drive-thru) no Parque Barigui, estreia, na terça-feira (23/11), às 19h. O Caminho de Luz Copel Telecom vai começar no portal de acesso (com entrada pela BR-277) e seguirá por um circuito de 1,5 km, até a Rua Cândido Hartmann.

Durante o percurso, várias atrações poderão ser acompanhas de carro, como Banda de Noéis, Anunciação do Senhor pelo Anjo Gabriel à Maria e Santo Presépio. O circuito ainda terá túneis de luz e duas árvores de Natal, como a enorme estrutura de 22 metros de altura e 54 mil pontos de luz LED junto ao lago, que este ano tem patrocínio do ParkShoppingBarigüi.

Para fazer o circuito de carro, é preciso agendamento on-line. São três sessões diárias (19h, 20h e 21h), de terça a domingo, com capacidade para 330 carros por hora. A atração vai até 30 de dezembro.

Bikes e balão

Na quarta-feira (24/11), 18h30, começa outra atração inédita deste ano. Além da feira especial de Natal, a Praça Santos Andrade, no Centro, ganhará no dia o Natal Fonte de Energia Ebanx. Com decoração natalina inteligente, interativa e sustentável, a atração tem como destaques as luzes de LED das árvores de Natal e as projeções cenográficas do prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que serão acesas com a energia gerada pelas pedaladas de bicicletas.

Serão seis sessões por dia de 30 minutos, de quarta a sábado, das 18h30 às 21h30, todas com agendamento. O Natal Fonte de Energia na Praça Santos Andrade vai até 23 de dezembro.

Além disso, como fortes ventos adiaram, neste  domingo (21/11), a estreia do Voo de Balão Ademicon no Jardim Botânico, os passeios terão início também, na quarta-feira (24/11), a partir das 17h. Todos são com agendamento e, neste dia, serão 20 voos cativos (preso ao solo) com  duração de cinco minutos.

Até quatro pessoas poderão subir no cesto juntas (com limite de peso de 360 quilos) e serão 20 voos cativos diários, às quartas e sextas-feiras, das 17h às 19h, e 30 voos diários, sábados e domingos, das 16h às 19h.  A atração vai até 9 de janeiro.

A prática do balonismo ocorre em condições climáticas favoráveis tais como ausência de chuva e vento forte. Nos casos de intempéries, o voo cativo poderá ser cancelado.

 

Drive-thru no Passeio

Outro sucesso do ano passado, o circuito natalino de carro do primeiro parque de Curitiba começa na quinta-feira (25/11), a partir das 20h. O Caminho de Luz integra o Natal Condor no Passeio Público e dará vida a passagens do nascimento de Jesus e a personagens amados do Natal.

Com cerca de 1,1 km de extensão, o espetáculo drive-thru terá entrada e saída pela Rua Luiz Leão, ao lado da Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU). Serão oito estações, com atrações como Coreto Digital, Estação do Papai Noel, Fantasia de Natal, Alameda Iluminada, Estação dos Anjos, Presépio e árvore de Natal.

Também de dentro do carro será possível apreciar outras atrações do Natal Condor no Passeio como a árvore de Natal de 15 metros com lâmpadas de LED e os contornos de luz dos portais, postes, lagos e na ponte pênsil que dá acesso à Ilha dos Poetas. O circuito drive-thru no Passeio precisa de agendamento, irá ocorrer de terça a sexta-feira, com duas sessões (20h e 21h) com 225 carros por hora, e vai até 30 de dezembro.

Carrossel

Na sexta-feira (26/11), a partir das 14h, os tradicionais cavalinhos e as “xícaras malucas” do carrossel veneziano voltam a ser atrações do Natal de Curitiba, desta vez no Parque Tanguá (bairro Taboão). Nostálgica e inclusiva, a atração tem patrocínio da Rede de Supermercados Muffato.

O brinquedo tem compartimentos que lembram as “xícaras malucas” dos parques de diversão e, é claro, os cavalinhos, que vêm à memória de todo mundo quando se pensa em carrossel. Serão 34 cavalinhos e quatro xícaras malucas. O carrossel ficará aberto ao público até 9 de janeiro. Não é preciso agendamento para a atração e o carrossel veneziano terá acessibilidade para crianças e adultos com dificuldade de locomoção.

O carrossel estará aberto, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h, e, aos sábados e domingos, das 14h às 21h, até 9 de janeiro.

Auto na ilha

Já no sábado (27/11), às 19h30, terão início as sessões de outra atração do Natal Condor no Passeio Público, que também não precisam de agendamento. O auto “Natal na Ilha das Ilusões” vai narrar, sempre sábados e domingos, o nascimento de Jesus tendo como palco uma das ilhotas existentes no local, a Ilha dos Poetas. Vinte e três atores vão dar vida a personagens bíblicos, como Nossa Senhora, São José, o Anjo Gabriel e os Três Reis Magos, e encantar crianças e adultos.

O público vai acompanhar as apresentações do outro lado do pequeno canal, no deck em frente à ilhota e à árvore de Natal de 15 metros repleta de pontos de luz. Serão duas sessões a cada dia (sábados e domingos), às 19h30 e 20h30, até 30 de dezembro.

Atrações de segunda-feira (22/11) do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021

10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
10h – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
19h – Inauguração da decoração do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Rua XV de Novembro, s/n, Centro)
19h30 – Música no Memorial de Curitiba com o grupo Big Belas Band  (Rua Dr. Claudino dos Santos, 79, Largo da Ordem)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval, Ebanx, Consórcio Servopa, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

Prefeitura de Curitiba vai arrecadar brinquedos para crianças em situação de risco social

A Prefeitura de Curitiba vai arrecadar brinquedos novos para doar a crianças em situação de risco atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS), principalmente aquelas acolhidas por determinação da Justiça e que são matriculadas na rede municipal de ensino. As doações podem ser feitas até 10 de dezembro nas Ruas da Cidadania e nas lojas dos supermercados Condor. A expectativa é presentear aproximadamente 3.000 crianças de até 12 anos de idade.

Os brinquedos serão entregues em festas de Natal que serão realizadas nas dez regionais da cidade, em datas a serem definidas. Os eventos vão seguir os protocolos sanitários para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Para a arrecadação, a Prefeitura pretende contar mais uma vez com a solidariedade dos empresários, comerciantes e da população curitibana. “Esperamos sensibilizar a todos para participar desta grande ação solidária. Depois de um período difícil, em função da covid-19, queremos transformar o Natal dessas crianças em um momento de felicidade e confraternização”, diz o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel.

Onde doar

As doações podem ser feitas até 10 de dezembro, nas dez Ruas da Cidadania e nas lojas da rede de supermercados Condor.

Ruas da Cidadania
Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1700
Boa Vista – Avenida Paraná, 3.600
Carmo/Boqueirão – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430 (Praça Nossa Senhora do Carmo)
Cajuru – Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150
CIC – Rua Manoel Waldomiro de Macedo, 2.470
Matriz – Praça Rui Barbosa, 101
Pinheirinho – Rua Winston Churchill, 2.033
Fazendinha/Portão – Rua Carlos Klemtz, 1.700
Santa Felicidade – Rua Santa Bertila Boscardin, 213
Tatuquara – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n – esquina com a Rua Presidente João Goulart

Lojas Condor
Água Verde – Av. Água Verde, 860
Ahú – Av. Anita Garibaldi, 1729

Atuba – Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 312

Bigorrilho – Rua Martin Afonso, 2.800
Boa Vista – Rua Lodovico Geronazzo, 805
Boqueirão – Av. Marechal Floriano Peixoto, 7.486
Cajuru – Rua Natal, 1.155
Cidade Industrial – Rua João Dembinski, 1.410
Cidade Industrial – Rua João Bettega, 3.930
Cristo Rei – Rua Fioravante Dalla Stella, 66
Novo Mundo – Av. Brasília, 6.900
Novo Mundo – Rua Visconde do Serro Frio, 164
Pilarzinho – Rua Amauri Lange Silvério, 1.130
Pinheirinho – Av. Winston Churchill, 2.170
Santa Felicidade – Av. Manoel Ribas, 8.243
Santa Felicidade – Av. Ver. Toaldo Túlio, 3.650
Santa Quitéria – Rua João Alencar Guimarães, 2.126
São Francisco – Rua Nilo Peçanha, 1.000
Seminário – Rua Izaac Ferreira da Cruz, 3.868
Sítio Cercado – Rua Izaac Ferreira da Cruz, 3.868
Uberaba – Av. Comendador Franco, 6.005
Vila Guaíra – Av. Presidente Wenceslau Braz, 790
Xaxim – Rua Francisco Derosso, 3.300