por 12:59 Sem categoria

ROMANELLI PARABENIZA O INSTITUTO EMATER PELOS 53 ANOS DE ATUAÇÃO

Romanelli cumprimentou ainda o diretor-presidente do instituto, Arnaldo Bandeira, pelos avanços alcançados nos últimos anos. "Foram reabertos diversos escritórios em importantes cidades do nosso estado. Isso só foi possível devido à atuação responsável e comprometida da equipe do presidente Arnaldo Bandeira", elogiou. Leia matéria na íntegra aqui.

por 12:58 Sem categoria

ROMANELLI PARABENIZA O INSTITUTO EMATER PELOS 53 ANOS DE ATUAÇÃO

ROMANELLI PARABENIZA O INSTITUTO EMATER PELOS 53 ANOS DE ATUAÇÃO

Romanelli cumprimentou ainda o diretor-presidente do instituto, Arnaldo Bandeira, pelos avanços alcançados nos últimos anos. "Foram reabertos diversos escritórios em importantes cidades do nosso estado. Isso só foi possível devido à atuação responsável e comprometida da equipe do presidente Arnaldo Bandeira", elogiou.

ESTRUTURA – Na Escola de Governo desta terça-feira (19), o presidente Arnaldo Bandeira, fez uma apresentação das ações da empresa e um balanço de sua estrutura. Segundo Bandeira, a Emater tem 1,2 mil funcionários, dos quais 911 atuam diretamente no campo em atendimento aos agricultores. São 395 escritórios locais, mas os serviços da extensão rural chegam a todos os municípios paranaenses. Entre os programas do governo que são gerenciados pela estão: o Leite das Crianças, Mata Ciliar, o Trator Solidário, Irrigação Noturna, Fábrica do Agricultor, Pronaf e Mais Alimentos, entre outros.

Durante a apresentação, Bandeira destacou também o pioneirismo da autarquia. A Emater é o único órgão de extensão rural do país a prestar assistência direta a todos os assentamentos do Paraná. "Isso significa colocar 137 técnicos à disposição das 13,7 mil famílias que vivem nos assentamentos no Paraná. Além de assistência técnica, os extensionistas também orientam o desenvolvimento de projetos agroindustriais e de assessoria à comercialização da produção dos assentamentos".

A autarquia também está trabalhando para o fortalecimento das organizações da agricultura familiar na área de gestão e mercado. Bandeira informou que já foi iniciado o processo de formação de 500 dirigentes dessas instituições e a assessoria a 120 pequenas cooperativas da agricultura familiar paranaense.

HISTÓRIA – O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) comemora 53 anos de atuação da Extensão Rural oficial no Paraná, no dia 20 de maio. Em todo o estado agricultores, lideranças e profissionais do setor agropecuário lembram o cinqüentenário da criação do serviço oficial de Extensão Rural no Paraná, responsável por inúmeras conquistas do setor produtivo paranaense.

A história da Emater remonta ao ano de 1956, quando foi implantado no Paraná o ETA-Projeto 15, em conseqüência de um acordo entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos. O objetivo era executar um programa de cooperação agrícola, atuando nos campos de educação, pesquisa, conservação de recursos naturais, produção agrícola e pecuária, economia doméstica e extensão rural. Três anos depois o projeto ganharia o corpo de uma instituição que consolidou o serviço de assistência técnica aos agricultores, a Acarpa.

Atuando junto às famílias rurais, a então Acarpa foi um dos principais agentes de uma verdadeira revolução na agricultura paranaense, transformando-a em modelo para o país. A partir de 1977 a Acarpa muda sua razão social para Emater-Paraná. A mudança não mudou a missão da empresa. Neste período se consolida no Estado o movimento cooperativista de produção agropecuária, com a extensão rural fomentando e assessorando dezenas de cooperativas que hoje conduzem o desenvolvimento do meio rural. A história completa da Emater e outras informações podem ser acessadas no site: www.emater.pr.gov.br.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com