por 18:31 Destaques, Luiz Claudio Romanelli, Norte do Paraná

Romanelli destaca importância da Inglaterra na formação do Norte do Paraná

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta sexta-feira, 24, a importância dos ingleses na formação das cidades do Norte do Paraná. Romanelli e o cônsul britânico Adam Paul Peterson participaram das comemorações aos 90 anos da visita do Príncipe de Gales a Cornélio Procópio e Cambará. “Os  britânicos foram muito importantes e muito significativos na região. Temos que destacar a memória e a história, que ajudaram a promover uma integração entre a Inglaterra e o Brasil”, disse.

O prefeito Amin Hannouche (PSD) disse que a comemoração é um reconhecimento por um momento tão importante da história da cidade. “É importante relembrar o ano de 1931, quando o Príncipe de Gales, que depois se tornou Rei Eduardo VIII, esteve no então km 125, que depois se tornou Cornélio Procópio. Uma lembrança que ficou na memória de muitos”, ressalta.

Para o cônsul britânico, refazer 90 anos depois o mesmo trajeto é motivo de satisfação e emoção. “É preciso buscar e resgatar essa história. Para mim, é muito importante esse momento, para reconstruir novos laços e novas iniciativas em conjunto”.

História — Em 1931, uma comitiva britânica, com Lord Lovat, Arthur Thomas e o Príncipe de Gales, que depois se tornaria Rei Eduardo VIII, visitaram a região para conhecer o potencial das terras, que até então, iniciava os primeiros empreendimentos, por meio da Companhia de Colonização Norte do Paraná.

A comitiva veio de Cambará e depois seguiria para Londrina – “A pequena Londres” – fundada pelos ingleses. Mas, com as chuvas intensas que caíram naquele dia, não houve condições de deslocamento, já que não havia estradas, apenas picadas, por onde os bandeirantes passavam.

Romanelli lembra que, quando Lord Lovat, com a Companhia Melhoramentos, passou pelo Norte do Paraná, um novo cenário se construía à época. “A Companhia de Terras do Norte do Paraná propiciou a formação de novas comunidades, onde brasileiros e ingleses viriam posteriormente morar. O clima e a fertilidade da terra para produção foram os potenciais descobertos que ajudaram a formar cidades como Londrina e outras fundadas pelos ingleses”.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com