Arquivos

Categorias

Romanelli destaca 49 anos do PMDB

Romanelli destaca 49 anos do PMDB

Maior partido do Brasil, o PMDB completa nesta terça-feira (24) 49 anos de história. O deputado Luiz Claudio Romanelli, líder do governo na Assembleia Legislativa, destacou a trajetória do partido e sua luta pela democracia e igualdade social. “Este partido, de gente como Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, Franco Montoro, José Richa, Mário Covas e de tantos outros grandes homens e mulheres, começou sua história lutando pelos maiores direitos que temos: a liberdade, a igualdade e a democracia”, disse.

Romanelli é um dos fundadores do partido no Paraná e participou ativamente da campanha pelas Diretas Já, que teve início em Curitiba em meados dos anos 80. “Aqui no Paraná, o partido também tem uma história muito bonita, com administrações no governo e em diversos municípios, sempre em defesa dos interesses da população e da redução das desigualdades sociais. Fui um dos fundadores do partido, participei ativamente do movimento das Diretas Já e tenho muito orgulho de ser peemedebista”.

O deputado lembrou ainda que o PMDB é o partido que mais vezes governou o Paraná através de seis governadores: José Richa (1983 a 1986), João Elízio Ferraz de Campos (1986 a 1987), Alvaro Dias (1987 a 1991), Mário Pereira (1994), Roberto Requião (1991 a 1994 e 2002 a 2010) e Orlando Pessuti (2010).

História – No dia 24 de março de 1966, foi registrado, na Justiça Eleitoral, a criação do Movimento Democrático Brasileiro, o MDB, como resultado da extinção dos partidos imposta pelo AI-2 e a instalação do bipartidarismo no Brasil. O outro partido era a ARENA, que reunia os apoiadores da Ditadura instalada em 1964. O PMDB surgiu em 15 de janeiro de 1980 com aprovação da nova Lei dos Partidos Políticos, que resgatou o pluripartidarismo no Brasil.

Desde então, o PMDB tem sido protagonista da história política do país. Não só nos processos eleitorais, mas também em outros momentos fundamentais para a sociedade brasileira. No Paraná, a história do MDB se confunde com a história da resistência democrática à Ditadura de 1964. Desde 1966, políticos e figuras eminentes da política local se engajam na construção do partido no Paraná. O MDB era composto por defensores da democracia, das mais variadas correntes.