0 Shares 1457 Views

Romanelli defende ações integradas para o desenvolvimento do Norte Pioneiro

29 de março de 2019
1457 Views

 

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) defendeu a união dos municípios e das entidades de classe do Norte Pioneiro e a integração das ações para estimular o desenvolvimento e a geração de empregos e renda na região. O parlamentar participou nesta sexta-feira (28), em Jacarezinho, da reunião Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi).

“O crescimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população passa pela necessidade de unir as ações e os esforços das prefeituras para consolidar obras de infraestrutura, garantir recursos estaduais e federais e atrair empreendimento da iniciativa privada”, disse Romanelli.

O deputado afirmou que o Plano tem que estar vinculado a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). “Na Universidade poderemos trabalhar cientificamente a questão do planejamento para a região que é fundamental para atrair investimentos”.

Segundo ele, o Estado possui um programa muito eficiente para atrair empresas que é o Paraná Competitivo, porém o Norte Pioneiro necessita de um tratamento diferenciado. “A região precisa oferecer algo a mais do que outras, e o Plano vai nos auxiliar a elencar as demandas e trabalhar as oportunidades que temos”, enfatizou Romanelli.

A reunião foi comandada pelo presidente da Amunorpi, prefeito de Pinhalão Sergio Inácio Rodrigues (PDT) e contou com a presença de mais de 20 prefeitos da região.

PLANO – O ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Paraná, Nildo José Lubke, apresentou o projeto de elaboração de um Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável.

Lubke adiantou que o projeto buscar reunir todas as correntes políticas e empresariais, instituições de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e ainda Universidades, Sebrae, Fiep, Faep, Fetaep, entre outras. Segundo ele, o principal desafio é aprimorar a infraestrutura da região para romper a barreira da estagnação e retrocesso.

AGENDA – A reunião contou ainda com a palestra da promotora de justiça, Kele Cristiani Diogo Bahena, coordenadora do Gepatria – Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate a Improbidade Administrativa. Uma apresentação do coordenador regional do Paranacidade de Londrina, André Cotrin Abdo, que falou sobre Portal dos Municípios e Planos Diretores Municipais.

Também falaram Everton Albuquerque, da Gomes de Freitas Sociedade de Advogados sobre gestão de projetos e Gláucia Rolim, da faculdade Pólis Civita, sobre proposta de educação continuada em governança municipal.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.