por 02:35 Sem categoria

ROBERTO MESSIAS FRANCO ASSUMIRÁ A PRESIDENCIA DO IBAMA

Roberto Messias Franco assumirá a presidência do Ibama 

O atual diretor de Licenciamento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovábeis (Ibama) será o novo presidente do órgão. O anúncio foi feito agora há pouco pelo novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Franco também é ex-superintendente do Ibama em Minas Gerais.

"Considero uma honra ter sido convidado pelo ministro. Recebi o convite como um desafio", afirmou Messias em entrevista por telefone à Agência Brasil.

De acordo com nota oficial divulgada pela Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro, da qual Minc ainda é titular, o novo ministro "já encomendou a Messias, em prazo de um mês, procedimentos para simplificar e agilizar os processos de licenciamento ambiental, eliminando burocracias e focando no que for essencial para a defesa dos ecossistemas"..

"Esse é um processo que já estamos trabalhando no Ibama. Estou no Ibama há 32 anos e sei que na área ambiental é sempre preciso aperfeiçoar", afirmou. Segundo Messias, os processos de licenciamento ambiental "têm que ser exigentes onde tiverem que ser exigentes e ser ágeis onde tiverem que ser ágeis".

"Não significa de modo nenhum perder qualidade, vamos redobrar o rigor, mas fazendo com que os processos andem", ponderou.

Segundo Messias Franco, não é possível afirmar se a nova diretriz do Ibama vai antecipar o cronograma de licenciamentos previstos para este ano, como as licenças das usinas hidrelétricas de Jirau, no Rio Madeira e de Belo Monte, no Rio Xingu.

Messias assumirá o cargo no lugar de Bazileu Margarido, que anunciou na semana passada que deixaria o Ibama após o pedido de demissão da ex-ministra da pasta, Marina Silva.

Agência Brasil

Fechar