Arquivos

Categorias

Richa lança sistema que simplifica abertura e fechamento de empresas

1012 beto richa

O governador Beto Richa lançou nesta quarta-feira (10/12), em Londrina, a RedeSim – Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no Paraná. O sistema simplifica a abertura e fechamento de empresas será gerenciado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar). A implantação é em parceria com o Sebrae e Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Richa afirmou que a desburocratização na abertura e fechamento de empresas integra ações da Lei das Micro e Pequenas Empresas, sancionada em outubro de 2013. “É uma facilidade para o empreendedor e um estímulo à formalização de novos negócios”, disse o governador.

A RedeSim é baseada em um software que integra ações e informações de órgãos municipais, estaduais e federais, entre os quais a Vigilância Sanitária, a Receita Estadual e Federal, o Corpo de Bombeiros, o Instituto Ambiental do Paraná e prefeituras.

Londrina, que nesta quarta é a sede administrativa do Governo do Estado, assinou o termo de adesão ao programa. A partir disso, a prefeitura do município passa a receber imediatamente as informações sobre abertura de empresas da Jucepar, o que vai agilizar a emissão de alvarás.

O secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Horácio Monteschio, afirma que a perspectiva do Sebrae, que é o órgão responsável pela elaboração do sistema, é de que em alguns casos o tempo para abertura e fechamento de empresas caia de 120 dias para 3 dias.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.