0 Shares 180 Views

Richa expande negociações com Ásia e Oceania

30 de março de 2012
180 Views

Richa abriu um canal  importante de negociação do Paraná com  países da Ásia e da Oceania. O governador participou de um encontro com embaixadores de vários países desses continentes, quando ressaltou o potencial do estado.

“O Paraná reúne condições ideais para funcionar como plataforma de expansão de empresas. O Estado vive um novo momento com a reinserção de investimentos na agenda dos negócios”, afirmou.

Richa enumerou ainda algumas vantagens e diferenciais que o Paraná tem em relação a outros estados e países, como mão de obra qualificada, boa infraestrutura e qualidade de vida. “O mais importante é que agora temos um governo comprometido com os negócios, principalmente com os investimentos que gerem riquezas, renda e empregos para o povo paranaense”, afirmou.

Citou como exemplo a China, que há três anos é o maior parceiro comercial do Paraná. O governador detalhou a política de incentivos fiscais e afirmou que setores como agroindústria, metal-mecânico, têxtil, turismo e construção civil apresentam boas oportunidades de investimento.

Richa também citou como instrumento de aproximação com empreendedores diplomatas a criação da Agência de Internacionalização. A instituição faz parte do programa de industrialização Paraná Competitivo e é voltado para a promoção do comércio exterior no Estado.

Para o embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Jeffrey Mcalister, o encontro com o governador foi fundamental para o desenvolvimento de parcerias comerciais. Informou que já há dois projetos neozelandeses que podem vir para o Paraná: um na área de florestal e outro na de bioenergia.

“Foi muito construtivo. Tivemos a oportunidade de estreitar entendimentos. O mercado brasileiro nos atrai muito pelo potencial que tem”, avaliou.

COMITIVA – A delegação veio ao Paraná para participar de um encontro organizado pela Associação Comercial e pela Federação do Comércio do Paraná com o propósito de estreitar laços comerciais.

O evento reuniu diplomatas de 17 países. Esses países juntos têm um Produto Interno Bruto de cerca de U$ 18 trilhões, o que representa 30% do PIB mundial. A cifra é superior à dos Estados Unidos (U$ 14,4 trilhões) e equivale a oito vezes o PIB brasileiro (U$ 2,3 trilhões). Participaram do encontro com o governador os embaixadores da Austrália, Malásia, Indonésia, Tailândia, Coréia do Sul e Nova Zelândia.

O vice-presidente da Associação Comercial do Paraná, Odoni Martins, explicou que a entidade trouxe alguns embaixadores ao Palácio Iguaçu para conhecer as políticas do governo para o comércio exterior. “É a primeira vez que uma comitiva tão grande desses continentes vem ao Paraná para estreitar relações. Temos muitos produtos e experiências para trocar com esses países”, destacou.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.