0 Shares 339 Views

Richa dá posse aos novos conselheiros estaduais de Cultura

1 de dezembro de 2017
339 Views

O governador Beto Richa deu posse nesta quinta-feira (30) aos novos membros do Conselho Estadual de Cultura (Consec). A solenidade foi no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Richa ressaltou o papel da cultura no fortalecimento e desenvolvimento da sociedade e ressaltou o papel dos conselheiros na área.

“O Conselho foi criado pelo nosso governo, demonstrando a importância da participação de artistas e de todas as pessoas que militam na área cultural para ajudar o governo na elaboração de políticas culturais”, afirmou ele. “Eles também devem fiscalizar a execução das ações e dos investimentos feitos pelo poder público. É valiosa a participação destes conselheiros, que foram escolhidos de forma democrática e transparente”, ressaltou.

Criado em 2012, o Consec é um órgão colegiado da Secretaria de Estado da Cultura composto por representantes da sociedade civil e do poder público. Sua finalidade é garantir a participação da sociedade na formulação das políticas públicas de cultura para o Paraná.

Os conselheiros foram eleitos para o biênio 2017-2019 e têm a responsabilidade de fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras atribuições.

AVANÇOS – O governador também falou sobre os avanços na área cultural de 2011 para cá, destacando a revitalização da Biblioteca Pública do Paraná e do Teatro Guaíra e a criação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). “O Paraná avança fortemente na área cultural. Ampliamos os recursos para a área. O Profice, que financia projetos culturais, já tem garantido R$ 25 milhões e mais R$ 30 milhões assegurados para os próximos dois anos”, citou. “Também regularizamos a situação da Orquestra Sinfônica do Paraná, criado pelo governador José Richa, e do Balé do Teatro Guaíra”, disse o governador.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.