por 16:58 Beto Richa

Richa condecora personalidades com a Ordem Estadual do Pinheiro

Richa condecora personalidades com a Ordem Estadual do Pinheiro

Personalidades das áreas da ciência, educação, artes, religião, política, economia, administração pública e profissionais de diversos setores foram condecoradas nesta segunda-feira (19) com a Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Governo do Paraná. A outorga da comenda a 37 personalidades indicadas neste ano foi feita pelo governador Beto Richa, em cerimônia no Palácio Iguaçu, com a presença de autoridades, lideranças, familiares e amigos dos homenageados.

“Temos aqui uma ampla massa crítica de pessoas, dos mais distintos setores, que fazem a diversidade, pluralidade e riqueza de nosso País, e que homenageamos hoje. Tenho muito orgulho de tê-los junto a nós e de retribuir a sua contribuição com este reconhecimento oficial”, disse Richa.

Entre os homenageados, os empresários Miguel Krigsner, fundador do Boticário; Luiz Donaduzzi, da indústria de medicamentos Prati-Donaduzi (Toledo); o cooperativista Irineu da Costa Rodrigues, da Agroindustrial Lar (Medianeira); o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; o ex-senador Osmar Dias. Pela primeira vez, professores da rede estadual de ensino foram condecorados com a Ordem do Pinheiro: Carla Milene Knechtel, de Cascavel, e Antônio César da Mota, de São Jerônimo da Serra.

Richa enfatizou os 163 anos de emancipação do Paraná, comemorados em 19 de Dezembro. “São anos de crescimento, de desenvolvimento, com muitas conquistas e avanços. Certamente, é isso que nos dá motivo de sobra para comemorar o que o Paraná é hoje. Ainda mais em momento de crise, que o Estado se destaca no cenário nacional”.

O chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, explicou como foi feita a escolha dos homenageados. “Um grupo de representantes das secretarias de Estado define os homenageados, baseado nos serviços prestados ao País e ao Paraná. São pessoas públicas avaliadas pelo trabalho realizado em prol do Estado”, disse ele.

AVANÇOS – No seu pronunciamento, o governador falou sobre os avanços sociais e econômicos do Paraná e o cenário positivo para o Estado e enfatizou a contribuição de todos os paranaenses neste processo. Ele destacou a redução da desigualdade social e lembrou que o Paraná, entre os Estados do Sul, foi o que mais avançou em diminuição da pobreza. Richa também mencionou que o Paraná é o segundo Estado que mais reduziu o número de dependentes do programa Bolsa-Família. “Isto é uma consequência do nosso desenvolvimento econômico, que é real e mensurável, mesmo em um cenário de crise provocado pelo desgoverno dos anos recentes em Brasília”, afirmou.

“O Paraná ficou menos pobre, reduziu suas desigualdades sociais. E esta é a trilha que devemos continuar a seguir. Estamos efetivamente criando empregos e gerando renda, e atendendo socialmente as demandas de nossa população, seja na saúde, educação, segurança, habitação, em todas as áreas.”

No aspecto do desenvolvimento socioeconômico, Richa destacou agropecuária, um dos fortes componentes do PIB do Estado, e a modernização do parque industrial, com a atração de grandes indústrias, nacionais e multinacionais. “São cenários proporcionados por milhares de pessoas que, na lida diária, seja no serviço público ou no privado, nas empresas ou em suas casas, dão sua contribuição valiosa para que, a cada dia.”

NOVO CICLO – O novo ciclo industrial deflagrado nos últimos anos, afirmou o governador, tem o mérito de interiorizar e descentralizar o desenvolvimento econômico, de levar fábricas e unidades agroindustriais a municípios e regiões antes dependentes de produtos agrícolas primários. “A desconcentração da economia, que gera um significativo processo de redução das desigualdades e da pobreza, foi verificada em todas as nossas regiões. Nossa gestão tem um caráter municipalista muito claro”, afirmou.

Richa ressaltou a evolução da participação dos municípios do Interior no PIB do Paraná – 55,2% em 2010 para 58,7% em 2013. A indústria de transformação, que representava 7,7% do valor agregado do Brasil em 2010, representa hoje 8,3%. “Somos o líder em produtividade na indústria automotiva no Brasil. Sediamos todos os setores industriais, grande parte deles a partir do Programa Paraná Competitivo, que, desde 2011, possibilitou investimentos da ordem de R$ 45 bilhões.”

“Todos os que hoje recebem a Ordem Estadual do Pinheiro muito contribuíram para que fizéssemos um Paraná melhor do que recebemos, e por extensão, para que fizéssemos um Brasil melhor”, afirmou o governador.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade a vice-governadora Cida Borghetti, a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; os presidentes da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; do Tribunal de Justiça do Paraná, Paulo Roberto Vasconcellos; e do Tribunal de Contas do Estado, Ivan Bonilha; os deputados federais Alex Canziani e Luiz Carlos Hauly, além de autoridades e familiares dos homenageados.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com