Arquivos

Categorias

Revitalização do Iguaçu exige ação integrada e esforço conjunto, diz Richa

Governador Beto Richa, durante reunião nesta segunda-feira, 26 de outubro, no Palácio Iguaçu, para avaliação dos trabalhadores no Projeto de Revitalização do Rio Iguaçu. Participaram da reunião, a vice-governadora, Cida Borghetti, os secretários do Meio Ambiênte e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski; da Casa Civil, Eduardo Sciarra; o secretário chefe de Gabinete, Deonilson Roldo e o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche e demais autoridades. Curitiba, 26/10/15. Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

O governador Beto Richa reuniu nesta segunda-feira (26) no Palácio Iguaçu, o grupo gestor de revitalização do rio Iguaçu para um balanço das ações já realizadas e planejar os próximos passos para a execução do projeto. O Iguaçu forma a principal bacia hidrográfica do Paraná, abrangendo 109 municípios.“Nenhuma entidade, organização, governo ou sociedade, isoladamente, conseguirão um feito como este. O esforço conjunto é que nos dará a garantia de atingir os nossos objetivos. A total revitalização do mais importante rio do Estado é esperada há décadas”, destacou Richa.

Anunciado por Richa em junho deste ano, o projeto prevê ações integradas e obras de infraestrutura para melhorar as condições de tratamento de esgoto sanitário e de resíduos sólidos e a recomposição de mata ciliar do Rio Iguaçu. Já foram executados o levantamento técnico, o diagnóstico e o planejamento para a revitalização.

O projeto está sendo detalhado pela Sanepar e pela Secretaria de Meio Ambiente, mas conta, também, com a participação de outras dez entidades, tanto governamentais como da sociedade civil. A parceria com as prefeituras dos 109 municípios que margeiam o rio também é essencial para que a revitalização seja possível.

Participaram do encontro os secretários Eduardo Sciarra (Casa Civil) e Deonilson Roldo (Gabinete) e os presidentes da Associação Comercial do Paraná, Antônio Espolador Neto; e da Federação da Agricultura do Paraná, Ágide Meneguette, e membros do grupo de gestão de Revitalização do Rio Iguaçu.

Foto: Arnaldo Alves/ANPr

Fonte