Escrito por 15:35 Sem categoria

Requião se integra aos paraguaios

Compartilhe

1503bob

Ignácio Unzain Mendoza, presidente do Parlamento do Mercosul, o Parlasul, oficializou o convite do Tribunal Superior de Justiça do Paraguai para que o senador Roberto Requião seja um dos observadores das eleições gerais naquele país, que vão acontecer no dia 21 de abril. O parlamentar paraguaio foi recebido por Requião e pelo deputado Dr. Rosinha (PT-PR), também membro da Representação Brasileira no Parlasul.

No mês que vem, os paraguaios vão eleger o presidente da República, senadores, deputados nacionais e autoridades provinciais. Depois do mal-estar provocado derrubada do presidente Fernando Lugo e da reação internacional ao golpe constitucional, os paraguaios pretendem dar uma demonstração de democracia, convidando observadores de diversos países.

O presidente do Parlasul estava acompanhado dos parlamentares paraguaios Modesto Luis Zavala Guggiari, Carlos Rotela Villalba e Roberto Campos Ortiz.

Para o senador Requião, o observatório das eleições no Paraguai é importante para recompor o Mercosul. “É preciso reconstruir o processo de integração e a retomada da democracia no Paraguai. O esforço do Parlasul é integrar o mais breve possível o Paraguai ao bloco”, disse o senador.

O deputado Dr. Rosinha, disse que se trata de um momento de reaproximação com os paraguaios. “A participação dos observadores é importante para a retomada do diálogo parlamentar com o Paraguai e a imediata volta do funcionamento do Parlasul”, afirmou.

O presidente do Parlasul, encarregado de entregar o convite aos representantes brasileiros, garantiu que a ação tem objetivo de mostrar a transparência do sistema eleitoral paraguaio. “A participação dos observadores é para legitimar as eleições paraguaias com transparência, dando legalidade ao processo para que as novas autoridades possam trabalhar pela integração do bloco o mais rápido possível”, explica o parlamentar Mendoza.

O Senador Requião e o deputado Dr. Rosinha, membros da Representação Brasileira, e a delegação paraguaia foram recebidos pelo Presidente do Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros.

O convite foi transmitido ao senador Calheiros que prometeu dar o apoio necessário para que os membros da Representação Brasileira no Parlasul participem do observatório eleitoral.

Senador Requião declarou o apoio da Representação Brasileira ao governo brasileiro no processo de integração do MERCOSUL. “Apoiamos a integração dos povos e jamais permitiremos a exclusão do Paraguai”.

Os paraguaios aproveitaram para tratar da necessidade de acelerar a aprovação das normas brasileiras para que o Brasil também realize eleições diretas para o Parlasul. Nos próximos meses, a Câmara e o Senado devem coordenar ações para a aprovação das leis que regulamentarão as eleições para o Parlasul.

Ouça também o comentário que o senador fez para as emissoras de rádio sobre a o convite dos paraguaios

Close