por 19:09 Sem categoria

Requião pode chegar a 60% dos votos, diz Ibope

Requião pode chegar a 60% dos votos, diz Ibope

A pesquisa do Ibope divulgada na sexta-feira, 22, revela que o governador licenciado Roberto Requião subiu no número de votos espontâneos e chega a 36% dos eleitores. Requião cresceu dois pontos desde a última pesquisa Ibope. O segundo colocado, Osmar Dias, cresceu um ponto e permanece com a metade dos pontos de Requião, 18%.

Requião tem 60% dos votos espontâneos válidos. São 20 pontos percentuais a mais do que a soma dos demais candidatos.

A proximidade das eleições aumenta a importância do voto espontâneo, na qual o entrevistado responde sem ver a lista dos candidatos. O Datafolha já tinha revelado esta vantagem crescente de Requião na pesquisa feita nos dias 18 e 19.

Na região metropolitana, o Ibope aponta que praticamente não há eleitores indecisos na pesquisa estimulada. Há um mês eram 21%, agora são 2%. Requião subiu de 48% para 57% na intenção de votos dos moradores das cidades vizinhas a Curitiba. Osmar Dias passou de 15% para 19%, exatamente um terço dos votos de Requião.

O eleitor de Curitiba é o mais indeciso. Mesmo depois de verem a lista dos candidatos, ainda não sabem em quem votar, 10% dos eleitores da capital. No interior, 6% estão indecisos. Na região metropolitana, apenas 2%.

Os eleitores também não têm dúvida sobre quem será o próximo governador do Paraná. Na pesquisa do Ibope, 63% responderam Requião. Osmar Dias obteve 12% de respostas. Rubens Bueno e Flávio Arns empatam com 1% cada. A certeza da reeleição de Roberto Requião aumenta com o nível de escolaridade. Dos eleitores com curso superior, 76% responderam que Requião será o vencedor.

A avaliação positiva de Requião também permanece alta a uma semana das eleições. Entre os conceitos ótimo, bom e regular, Requião tem 83% de aprovação. Os conceitos ótimo e bom somam 52%. Em outra pergunta mais direta – o sr (a) aprova ou desaprova a forma como o governador Roberto Requião vem administrando o Estado do Paraná? – 61% responderam aprova, 28% desaprova e 11% não sabe/não opinou.

Senado espontânea – O Ibope mostra também que Gleisi Hoffmann (PT) encosta em Alvaro Dias na disputa do Senado conforme a pesquisa espontânea. Alvaro Dias tem 26% e Gleisi, 16%. Mais um dado interessante revelado na espontânea e favorável a Gleisi: 52% não sabe ainda em quem votar ao Senado e 5% anulam o voto. No levantamento anterior Gleisi tinha 9% e subiu sete pontos e Alvaro, 22%, subiu quatro pontos.

Os números são da pesquisa que o Ibope fez no Paraná, com 1.008 entrevistados em 56 municípios do Paraná, entre os dias 18 e 21. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com