por 13:43 Sem categoria

Requião autoriza inclusão do aeroporto regional do Oeste em Plano Aeroviário

Requião autoriza inclusão do aeroporto regional do Oeste em Plano Aeroviário

O governador Roberto Requião autorizou a inclusão do novo aeroporto do Oeste no Plano Aeroviário do Estado do Paraná (PAEPAR). O processo é o primeiro passo para a construção do terminal no município de Cascavel próximo à divisa com Toledo e Tupãssi.

A medida vai possibilitar o repasse de verbas da União por meio do Programa Federal de Auxílio à Aeroportos (PROFAA). Os recursos do PROFAA podem ser utilizados em obras de terraplenagem, drenagem e pavimentação, sendo que 70% são de responsabilidade do Governo Federal e 30% competem ao Estado e/ou ao município.

O secretário dos Transportes, Rogério W. Tizzot, explicou que a Secretaria já entrou em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) solicitando as diretrizes e a orientação técnica para a revisão do PAEPAR. “O plano aeroviário foi elaborado em 1989. Neste novo estudo vamos incluir o aeroporto regional do Oeste e, ainda, rever diversas características contidas no documento”.

Projeto – Cálculos preliminares mostram que a completa construção do terminal deve custar mais de R$ 75 milhões. A área escolhida para construção do aeroporto fica na zona rural de Brasiliana, em Cascavel, às margens da PR-486. O local é considerado central para a região por estar distante 30 quilômetros do centro de Cascavel e 35 quilômetros de Toledo.

Pelo projeto o novo aeroporto terá uma pista com estrutura reforçadas de 2,5 mil metros de extensão por 45 metros de largura. A pista do aeroporto de Cascavel tem pista de 1.615 metros com 30 metros de largura.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com