Arquivos

Categorias

Reabertura da Ponte da Amizade porá a prova a responsabilidade da população

Cidadãos saíram as ruas para celebrar o anúncio de reabertura da fronteira

Grupos de empresários, comerciantes e trabalhadores ambulantes qualficaram como positiva a decisão do governo paraguaio em reabrir a Ponte da Amizade depois de seis meses. Afirmam que são três semanas de prova que permitirá avançar ou retroceder, isso dependerá do grau de responsabilidade dos cidadãos na hora de respeitar o protocolo sanitário.

O setor empresarial sustenta que a disposição do governo, nos términos em que se deu, corresponde e coincide com o descontentamento que expressaram publicamente e que se somaram outros setor organizados da capital departamental, no sentido da necessidade de abrir a fronteira e de tratar de reativar a economia, duramente afetada pela pandemia do novo coronavírus.

“Acredito que é totalmente válida a proposta. Coincide com nosso clamor, é um período de prova de três semanas em que se avaliará o efeito que poderá ter no sistema de saúde as consequências que poderão vir. É muito cauteloso, bom, positivo, responsável e os horários são válidos no meu ponto de vista”, comentou o empresário Juan Vicente Ramírez, da Câmara de Comércio e Serviços de Ciudad del Este.


Juan Vicente Ramírez, dirigente da Câmara de Comercio de Ciudad del Este.

Ramírez afirmou que é hora de todos os setores tomarem consciência, levando em consideração de que o vírus veio para ficar e que devemos aprender a conviver com essa nova realidade até que se obtenha uma vacina segura. Mencionou como exemplo o caso do Uruguai.

“São três semanas de prova, se não funciona ou volta atrás ou se avança até um abertura total. Agora as consequências estão bem delimitadas no período de avaliação, por outro lado, acredito que nós temos que tomar consciência já, em tomar cuidados, assim como fez o Uruguai”, enfatizou.

Responsabilidade

O dirigente sustentou ainda, que Ciudad del Este deve tratar de fazer o mesmo. Disse que cada cidadão deve assumir sua cota de responsabilidade nesse momento de pandemia e demonstrar que é capaz de se cuidar e trabalhar ao mesmo tempo, do contrário a situação irá de mal a pior para todos.

“Nos cuidarmos e cuidar de nosso entorno, assumir essa responsabilidade. Não podemos sair sem proteção, por exemplo, socializar e levar isso para nossas casas. É uma responsabilidade individual e coletiva de nossa comunidade. Temos que começar a assumir essa responsabilidade”, disse.

Essa responsabilidade também se deve dar em cada ponto comercial e em cada galeria “Posso falar da galeria onde estou, que é a Lai Lai Center. Há um estrito controle na entrada por parte dos guardas, logo cada casa comercial está com sua equipe de prevenção para a lavagem de mãos, álcool e acredito que esse modelo devem ser seguido em todas as galerias e casas de comércio” ressaltou Juan Ramírez.

O empresário se manifestou favorável ao horário estabelecido ” A partir das 5h se poderá ingressar livremente as quatro cidades, porque o cordão sanitário estará no KM 30, então haverá uma livre circulação na metrópoles de Ciudad del Este. Isso será até as 14h . A saída , será até as 18h e pela noite permanecerá fechada a passagem”. concluiu.

Redação e La Clave