O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), aparece empatado com o presidente Lula (PT) em uma simulação de segundo turno para as eleições presidenciais de 2026, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (5) pelo instituto Quaest. A sondagem mostra que o cenário nacional segue aberto e o paranaense desponta como um nome cada vez mais competitivo na sucessão presidencial.
Na comparação com a rodada anterior da mesma pesquisa, realizada em março, Ratinho Junior foi o nome que mais cresceu. Ele saiu de 35% para 40% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra Lula. Já o atual presidente caiu de 42% para 40%, configurando agora um empate técnico. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Confira os números do novo levantamento Quaest:
- Lula (PT): caiu de 42% para 40%
- Ratinho Junior (PSD): subiu de 35% para 40%
O governador paranaense vem ganhando notoriedade nacional após ser reeleito com ampla margem no estado e se posicionar como liderança de centro-direita, mantendo relação próxima com o agronegócio, empresários e prefeitos. Também aparece como possível herdeiro do espólio político do ex-presidente Jair Bolsonaro, em caso de inelegibilidade definitiva do ex-capitão.
O cenário foi destacado por Felipe Nunes, diretor da Quaest:

Outros governadores na disputa
Com esse novo resultado, Ratinho Junior passa a ocupar o destaque nas simulações de primeiro turno, e já figura como um dos principais nome da direita na disputa de 2026 ao lado de Tarcício de Freitas, superando governadores como Romeu Zema (MG), Ronaldo Caiado (GO) e Rodrigo Leite (RS). Confira:
- Tarcísio de Freitas (Republicanos – SP): Lula 41% a 40% Tarcísio
- Romeu Zema (Novo – MG): Lula 42% a 33% Zema
- Ronaldo Caiado (União Brasil – GO): Lula 43% a 33% Caiado
- Rodrigo Leite (PSD – RS): Lula 40% a 36% Leite
Ratinho Junior tem intensificado sua agenda nacional, com aparições em eventos do agronegócio, da infraestrutura e do setor produtivo, além de manter boa relação com líderes do centro e da direita. O crescimento nas pesquisas deve intensificar ainda mais os movimentos do governador paranaense no tabuleiro eleitoral de 2026.
A pesquisa da Quaest ouviu dois mil eleitores em todo o Brasil, entre os dias 26 e 29 de maio, e foi contratada pelo banco Genial Investimentos.
Deixe um comentário