Arquivos

Categorias

Rafael Greca de Macedo volta à liça

do Fábio Campana

Rafael Greca de Macedo foi vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, ministro. Carreira que poucos políticos paranaenses realizaram.

Ganhou notoriedade porque, ao contrário da maioria dos políticos nativos, é um intelectual de consistente formação. Engenheiro, não é um técnico. Muito menos um tecnocrata. Nos debates públicos, destacou-se pela rapidez de raciocínio, presença de espírito, pela capacidade de dar respostas imediatas a qualquer provocação e em qualquer circunstância,

Da prefeitura saiu aclamado e recebeu uma votação estrondosa para deputado federal. Tropeçou, a seguir, no Ministério do Turismo e Esporte. Boas ideias mal executadas empanaram o seu brilho. Rafael não dominava o jogo político na República e perdeu-se nas contradições internas do governo FHC. Momento crucial na sua carreira foi a migração de uma corrente liderada por Jaime Lerner para o grupo comandado por Requião. Troca não assimilada pela maioria dos eleitores de Curitiba.

Agora, Rafael quer voltar pelo cargo que o consagrou. É candidato a prefeito de Curitiba pelo PMDB. E vem com ideias novas, diferentes, como a criação de uma “cidade em rede” e a construção de um metrô aéreo. Em qualquer outro candidato estas ideias soariam estapafúrdias. Em Rafael suscitam curiosidade. Algo é certo, Rafael Greca de Macedo deve mudar o tom monótono e modorrento do debate eleitoral.