por 15:48 Sem categoria

Racha ameaça segunda cadeira de Toledo na AL

BASTIDORES

Racha ameaça segunda cadeira de Toledo na AL

Derli Donin e Duílio Genari ainda não chegaram a um acordo

Vandré Dubiela

Toledo – O ex-prefeito de Toledo e candidato derrotado a vice-governador do Paraná, Derli Donin, pode fazer a diferença na disputa para a Assembleia Legislativa em Toledo. Ocorre que Derli disputa espaço com o atual ocupante da cadeira que representa o município na AL, Duílio Genari, no exercício do sexto mandato consecutivo. Companheiros de partido, o PP, Derli e Duílio disputam o mesmo voto em um colégio eleitoral de apenas 63 mil eleitores.

Caso se confirme o lançamento das duas candidaturas, Toledo tem ameaçada a sua segunda cadeira na AL. A primeira pertence a Elton Welter (PT), que deve disputar a reeleição, possivelmente sem enfrentar opositores da mesma sigla. Em 2006, Derli esteve no palanque de Osmar Dias na condição de candidato a vice. A chapa foi derrotada por pouco mais de 10 mil votos. Dois anos antes, havia entregado mandato de prefeito reeleito com elevados índices de popularidade, promovendo uma administração considerada até hoje modelo. “Sou pré-candidato sim”, confirmou Derli Donin em entrevista a O Paraná.

Sobre a disputa por votos com Duílio Genari, o pré-candidato Derli Donin foi enfático. “Vou sair, independente da posição dele (Duílio)”, alfineta. A divisão de votos será sentida nas urnas. “O eleitor é quem vai definir o nosso futuro”.

Do outro lado, Duílio Genari – cumprindo o sexto mandato consecutivo como deputado – confirma a intenção de buscar o sétimo mandato. “O impasse certamente pode vir a gerar problemas futuros”, disse, em tom de preocupação. “Espero que a situação tenha um desfecho positivo para a população e ao próprio partido”.

Genari admite a existência do risco de Toledo perder uma cadeira na Assembleia Legislativa. O deputado aproveita para ressaltar a estrutura montada em 40 municípios da região Oeste. “Tenho uma boa projeção de votos”, sintetizou. “Já Derli tem poucas possibilidades de somar votos fora de Toledo”, analisa.

Dilceu prega o consenso

Para o deputado federal Dilceu Sperafico (PP), o melhor caminho é os dois pré-candidatos sentarem juntos e chegarem a um consenso. “Se o cenário se confirmar as duas candidaturas serão inviabilizadas, uma vez que haverá divisão do eleitorado”, afirmou. Para o experiente parlamentar federal, “o bom senso deve imperar, até porque a comunidade de Toledo espera isso”.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com