Arquivos

Categorias

“Quero voltar a servir Curitiba”, diz Greca

Em entrevista ao Jornal da Massa, nesta quinta-feira, 21, o ex-ministro do Esporte e Turismo e pré-candidato a prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMDB-PR) disse estar disposto a aplicar a experiência política para administrar a Prefeitura da capital paranaense. “Eu tenho a melhor esperança desse ano resgatar a minha história e com a minha experiência, voltar a servir a cidade de Curitiba”, afirmou.

Greca disse estar tomado pelo o que classificou como “fervor curitibano”. “Tenho essa vontade de colocar o que há do lado esquerdo do meu peito e o que eu tenho de novo a serviço da cidade”, frisou.

Serviços reduzidos

O ex-prefeito destacou ainda, durante a entrevista, que a capital paranaense precisa reavaliar o modelo de política pública para adequar-se ao contingente populacional, que avançou, segundo ele, nos últimos anos. “A cidade metropolitana para qual eu volto tem um milhão de almas a mais entre seus moradores. Curitiba tem 275 mil pessoas a mais”, disse.

Apesar do aumento do número de moradores em Curitiba e na Região Metropolita, Greca acredita que os serviços públicos estão diminuindo. “Os serviços de saúde não têm escala metropolitana, a Linha Verde não foi feita, pois era para ter 20 quilômetros e só tem nove, era para ter 14 trincheiras, mas tem apenas duas, que terminam em sinaleiro” disse.

E completou: “Fala-se mais com a propaganda na televisão do que a vida cobrando a conta. A política não pode ser esse zoológico de macacos velhos, de aves de rapina, de morcegos publicitários que fazem a gente ver o mundo de cabeça para baixo. A política é o serviço amoroso à terra e a cidade da gente.

Obras e empreendimentos

Para exemplificar a importância de políticas públicas bem sucedidas, Rafael Greca citou alguns empreendimentos idealizados por ele quando era prefeito de Curitiba, como o Restaurante de 1 Real, as Ruas da Cidadania, os Faróis do Saber e 12 parques públicos.

“A política é o restaurante de um real, a política é a rua da cidadania, é o Farol do Saber, é o livro lições curitibanas, é a alegria do povo na Pedreira (Paulo Leminski) aberta, são os ônibus indo e vindo com novas energias, A política é a nossa Curitiba mais forte do que São Paulo”, disse.

Greca falou também sobre o desenvolvimento de novos projetos sociais e de urbanização caso seja eleito prefeito de Curitiba. Disse sobre a construção do metro aéreo, projetos de dragagem dos rios e de instalação de células de drenagem superficial nos bairros que hoje sofrem com alagamento e de mobilidade urbana.

Também destacou o desafio da educação e de resgate das instituições de urbanismo na cidade. “Trarei de volta a minha experiência de aprovada com nota dez no concurso do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba para não fazer mais essa cidade perder tempo”, salientou.