Escrito por 21:44 Sem categoria

QUADRO SUCESSÓRIO NO PARANÁ ESTÁ INDEFINIDO

Por Elizabe Castro, em O Estado do Paraná?

A doze dias do início do prazo das convenções, em 10 de junho, o eleitor paranaense ainda não sabe quem serão os candidatos ao governo nas eleições de outubro.

À exceção dos tucanos, que estão em pré-campanha pelo ex-prefeito de Curitiba Beto Richa, e dos partidos nanicos com suas candidaturas quase anônimas, o que se tem no cenário são as possibilidades de candidaturas do senador Osmar Dias (PDT) e do governador Orlando Pessuti (PMDB). A decisão desses dois é que irá completar o quadro das candidaturas ao governo.

Osmar e Pessuti estão enredados na mesma teia política. Se um for candidato, dificilmente o outro estará na disputa, a menos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva(PT) consiga a proeza de convencer Osmar Dias a concorrer sem o apoio do PMDB, apenas assentado numa aliança com o PT.

Nesse caso, Osmar teria a promessa de ter o PMDB ao seu lado em um provável segundo turno. O desenrolar das conversas, mantidas até agora, recomenda não apostar nesta hipótese. Entre outros fatores, a candidatura do senador Osmar Dias depende de Pessuti concordar em se retirar de cena. Mas não basta o governador aquiescer. (Leia mais)

(Visited 5 times, 1 visits today)
Close