por 17:26 Sem categoria

Pugliesi propõe debates para substituir votações de quinta

Pugliesi propõe debates para substituir votações de quinta

Alternativa vai evitar desgaste da Assembléia devido à baixa presença de deputados que dedicam os finais de semana para contatos no interior

O deputado Waldyr Pugliesi, líder do PMDB na Assembléia, defendeu nesta quinta-feira (12) a realização de debates sobre temas relevantes e de interesse da sociedade do Paraná, em substituição às votações de quinta-feira pela manhã. A proposta é uma alternativa à baixa presença dos parlamentares, uma vez que a maioria reside no interior e prioriza uma atenção especial a sua base de atuação.

“Acredito, senhor presidente, que a quinta-feira é a oportunidade para discutir determinados assuntos e voltarmos nossos olhos para aquilo que está acontecendo no Estado e no país. O que adianta estarmos aqui, se não temos condições de fazer nenhuma votação, porque não há quorum?”, disse Pugliesi, em pronunciamento nesta quinta-feira (12).

O líder do PMDB embasou sua proposta na iniciativa da Câmara Federal, que optou por não colocar em votação às segundas-feiras, matérias de grande importância devido à baixa presença de parlamentares. “Sempre defendi a realização das sessões da Assembléia, mas nós precisamos ter os pés fincados na realidade”, destacou.

Para Pugliesi, a falta de quorum nas sessões de quinta acaba gerando desgaste da Assembléia, quando o tema é abordado nos meios de comunicação. “A quem interessa, por exemplo, aquilo que está acontecendo aqui hoje? Aos inimigos da democracia, porque quando se quer golpear as instituições, se golpeia lá na base, a Câmara de Vereadores, se golpeiam os deputados estaduais, federais…”.

Temas – O deputado exemplificou sua proposta abordando o neoliberalismo e a monocultura da cana-de-açúcar, que poderiam ser debatidos mais profundamente na Assembléia. “O que é que o neoliberalismo pretende, senhor Presidente? Demitir o Estado das suas competências. De que maneira? Vamos colocar nas mãos daqueles que visam o lucro, todos os interesses gerais da comunidade”.

Ele citou, como exemplo de neoliberalismo, a gestão da água e esgoto nas mãos de grupos particulares. “Aí você não consegue fazer as políticas sociais que são necessárias e inadiáveis num país como o nosso, um país rico com povo pobre”, disse.

Outro tema destacado por Pugliesi é com relação ao artigo do presidente cubano Fidel Castro, alertando para os perigos da monocultura da cana-de-açúcar para produção de etanol aos consumidores norte-americanos. “Pela primeira vez na minha vida vi jornais e revistas americanas e inglesas dando razão a Fidel Castro. O The Guardian e o The Economist o elogiaram porque ele está correto”.

Apoios – O deputado Luiz Eduardo Cheida apoiou a iniciativa de Pugliesi e defendeu um redimensionamento do trabalho parlamentar na Assembléia. “Para a sociedade, o deputado só trabalha quando está em plenário. Por isso fiz um comentário que essas sessões de quinta, em nome de um trabalho, principalmente de quem mora no interior do Estado, poderiam ser repensadas”, disse.

O deputado Tadeu Veneri também pediu aparte para ratificar a intenção do líder peemedebista. “Talvez fosse procedente fazermos uma reflexão se na quinta não é o melhor dia justamente para isso. Para fazermos debates, trazermos as pessoas que vêm aqui como convidados ou não, mas que vêm para a Assembléia. As votações são importantes, mas não são as únicas e não são as fundamentais características do Plenário e do debate”, concluiu.

Fechar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com