0 Shares 529 Views

Pugliesi comemora a instalação da 2ª Vara Civil em Arapongas

24 de maio de 2012
529 Views

O deputado estadual e presidente do PMDB do Paraná, Waldyr Pugliesi, comemorou nesta quarta-feira (23), a instalação da 2ª Vara Civil da comarca de Arapongas, município com aproximadamente 105 mil habitantes no Norte do Estado. De entrância intermediária, a Comarca vai abranger o município de Sabáudia.

A cerimônia de instalação foi coordenada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Miguel Kfouri Neto. “A 2ª Vara Cível vai ampliar e melhorar o sistema judiciário em Arapongas e de Sabáudia, que está na área de abrangência da estrutura”, informou Pugliesi.“Esta é uma antiga reivindicação dos moradores”, completou Pugliesi, relator do anteprojeto de lei na Assembleia Legislativa, que criou a nova vara. Segundo o deputado, a conquista veio após muitos estudos e análises envolvendo as autoridades competentes. A população de Arapongas e municípios vizinhos ganham com essa ampliação e prestação de serviço”, disse. Pugliesi também lembrou que a 2ª Vara Cível está instalada no prédio do Fórum construído em uma área adquirida pela prefeitura e doada ao Judiciário durante sua gestão como prefeito municipal.

AgilidadeO juiz de Direito, Evandro Luiz Camparoto, diretor do Fórum, falou da necessidade da criação da nova Vara, uma vez que na única Vara Cível que a Comarca contava até agora, tramitam mais de 18 mil processos.

“É óbvio que isso repercute de forma negativa na prestação jurisdicional. Por mais que os juízes, escrivães e funcionários se dediquem, trata-se de um volume de serviço invencível”.

O diretor falou também do empenho do Tribunal de Justiça em dotar o 1º grau com condições necessárias para o melhor atendimento. “O desembargador Kfouri é um administrador por excelência, sempre demonstrando preocupação com a eficiência da Justiça”, finalizou.

O gestor do Processo e Instalação e Estatização do TJ, desembargador Guilherme Luiz Gomes afirmou que a atual gestão do Judiciário vem dotando significativamente o 1º grau de jurisdição. Ele contabilizou que, com a instalação em Cambé, nesta mesma semana, completam-se 43 varas instaladas pela atual administração do Tribunal de Justiça.

Solenidade – Participaram do ato o conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Alberto Yokomizo, representando a presidente da Ordem – subseção Arapongas, Aline Graziele de Oliveira; o promotor de Justiça da comarca, Marcos Vinicius Pesenti; o desembargador Antonio Loyola Vieira; a juíza da Secretaria da Infância e Juventude e Anexos, Adriana Carrilho Danna Persiani; o juiz de Direito do Juizado Especial Cível, Criminal e da Fazenda Pública, Amarildo Clementino Soares; os juízes Substitutos da 19ª subseção Judiciária, Raphael da Moraes Dantas e Gabriela Luciano Borri.

A solenidade contou também com a presença de autoridades políticas de Arapongas e região, juízes, promotores, advogados, convidados e autoridades.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.