Arquivos

Categorias

PT levou o Brasil ao caos no setor energético, afirma Rossoni

Rossoni - entrevista

O presidente do PSDB-PR e da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, disse que o governo petista levou o Brasil a um verdadeiro caos no setor energético e que isso irá afetar a vida de todos os brasileiros. “O governo federal não fez nada para enfrentar períodos de pouca chuva. Nossos reservatórios estão baixos, a conta de luz alta e o mercado financeiro, com razão, está preocupado com a possibilidade de racionamento de energia”, afirmou Rossoni, eleito deputado federal em outubro.

Reportagem publicada no jornal Valor Econômico desta quinta-feira (27) mostra que a hidrologia desfavorável no início da temporada de chuvas fortalece ainda mais a necessidade de racionamento de energia em 2015. Caso isso aconteça, o mercado financeiro prevê uma forte redução de produção e, consequentemente, de consumo.

O jornal revela que “cinco bancos – J.P. Morgan, Itaú Unibanco, Credit Suisse, BTG Pactual e UBS – divulgaram relatórios com alertas aos clientes sobre a situação. Enquanto isso, as usinas térmicas bateram quatro recordes seguidos de produção desde a semana passada e geradores têm recebido pedidos para evitar manutenções programadas durante o pico do verão, quando as altas temperaturas fazem disparar a demanda nos horários de ponta e podem colocar em risco a segurança do sistema.”

Rossoni não esconde pessimismo: “O Brasil inteiro recebeu um tarifaço na conta de luz do governo federal devido ao uso das termelétricas. Se o volume de chuva não aumentar, chegaremos a abril com índices mais baixos em nossos reservatórios do que no mesmo período do ano anterior. Estamos pagando o preço da falta de planejamento e competência do governo federal”, afirmou.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.