por 11:52 Sem categoria

PT apóia liberdade de expressão de Requião

A presidente do PT do Paraná, Gleisi Hoffmann, reiterou nesta quinta-feira (24) o apoio “a manifestação, à liberdade de manifestação do governador Roberto Requião”. “Nós lutamos por este princípio há muito tempo. Lutamos contra a ditadura. Muitos dos nossos companheiros morreram pela liberdade. Não podemos chegar num estado de direito, num regime democrático e permitir que alguém não possa expressar sua opinião, faz parte da democracia”, disse Gleisi, que assinou nesta quarta-feira (23) o manifesto contra a censura no estado e participou do ato de desagravo ao governador Roberto Requião. Leia na íntegra em Reportagens.

por 11:02 Sem categoria

PT apóia liberdade de expressão de Requião

PT apóia liberdade de expressão de Requião

A presidente do PT do Paraná, Gleisi Hoffmann, reiterou nesta quinta-feira (24) o apoio “a manifestação, à liberdade de manifestação do governador Roberto Requião”. “Nós lutamos por este princípio há muito tempo. Lutamos contra a ditadura. Muitos dos nossos companheiros morreram pela liberdade. Não podemos chegar num estado de direito, num regime democrático e permitir que alguém não possa expressar sua opinião, faz parte da democracia”, disse Gleisi, que assinou nesta quarta-feira (23) o manifesto contra a censura no estado e participou do ato de desagravo ao governador Roberto Requião.

“Podemos discordar do que ele diz, muitas vezes do método que utiliza, isso é normal numa democracia, mas jamais podemos deixar que ele não tenha o direito de falar e de fazer. Nós lutamos muito por isso, isso é essencial na vida democrática, essencial a sociedade. Uma sociedade que não é democrática, uma sociedade que não tem justiça social, que não tem igualdade de direito. Então, para nós é uma questão de princípios e é por isso que o PT se manifesta nesse momento”, completou Gleisi.

No ato de apoio ao governador, Gleisi disse que a liberdade de expressão é o princípio basilar de toda democracia. “Este é o primeiro princípio que deve ser destacado. Quero reafirmar que este princípio, que essa luta faz parte da caminhada destes companheiros da política”, disse.

“Tenho os companheiros do PMDB, na posição do PT, na defesa intransigente do direito de manifestar. A liberdade é limitada pelas conseqüências que as pessoas tendem a assumir depois de seus atos, mas jamais pode ser tirada antes de uma manifestação. Que viva a liberdade, que viva o direito de manifestação, que viva o estado democrático”, completou Gleisi.

Leia a seguir a íntegra do seu pronunciamento.

Estar aqui é rever muitos companheiros e companheiras que dedicaram a sua caminhada política, a sua militância à luta por princípios. Foi assim que construímos a política, desde a época que eu me lembre no movimento estudantil, militei junto com a Juventude do PMDB. Revejo pessoas que deram muito da sua vida e lutaram muito na política por princípios e um dos maiores principio que lutávamos era pela liberdade, liberdade de expressão, pela liberdade de ir e vir. Muitos companheiros nossos não estão aqui, companheiros que deram a vida por esse principio.

Graças a essa luta, nós conquistamos no país a democracia. Conseguimos vencer o regime de exceção, vencer a ditadura militar. Então por isso que é importante esse ato de reafirmação, como diz o deputado Waldyr Pugliesi ‘não é um ato contra ninguém, é um ato em defesa do maior valor que o ser humano pode ter o valor da liberdade’.

Podemos divergir do conteúdo de falas, podemos divergir de métodos utilizados, mais jamais podemos permitir que as pessoas deixem de se expressar porque é um principio básico da vida.

Nós estamos aqui pelo Partido dos Trabalhadores para reafirmar a defesa da democracia e do estado de direito porque sem democracia e sem estado de direito é impossível ter um país, um estado, uma sociedade com justiça social. Este é o primeiro princípio que deve ser destacado. Quero reafirmar que este princípio, que essa luta faz parte da caminhada destes companheiros da política.

Tenho aqui os companheiros do PMDB, na posição do PT, na defesa intransigente do direito de manifestar. A liberdade é limitada pelas conseqüências que as pessoas tendem a assumir depois de seus atos, mas jamais pode ser tirada antes de uma manifestação. Que viva a liberdade, que viva o direito de manifestação, que viva o estado democrático.

Fechar