Written by 7:58 Politica

“PSDB trabalha pelo fortalecimento da participação feminina na política”, diz Paulo Litro

O deputado estadual e presidente do PSDB-PR, Paulo Litro, participou nesta terça-feira (27/8), em Curitiba, de encontro partidário para debater e planejar ações que reforcem a atuação feminina na política. Cerca de 80 lideranças de diversos municípios do estado participaram do evento, que contou com palestras da advogada Anna Carolina Martins e da presidente do PSDB Mulher de Santa Catarina, Luzia Coppi.

Resultado de imagem para presidente do PSDB Mulher de Santa Catarina, Luzia Coppi

“Uma sociedade democrática necessita da participação efetiva das mulheres na política e o PSDB tem trabalhado para abrir esse espaço, buscando estimular o protagonismo de novas lideranças femininas no estado”, disse Paulo Litro.

Mulheres na Política

O parlamentar ressaltou que as mulheres correspondem a 52% dos eleitores do país, mas que não possuem uma representação condizente a esse número no executivo ou legislativo. De acordo com levantamento realizado pela União Interparlamentar, o Brasil encontra-se na 156º posição no ranking mundial de representação feminina no legislativo.

Nas eleições de 2018 foram eleitas apenas 77 deputadas federais e 13 senadoras, o que representa cerca de 15% do total. Nas eleições municipais de 2016 o cenário não foi muito diferente, com a vitória de 638 prefeitas nos 5.570 municípios do país e 7.803 vereadoras nas 57.814 vagas nas Câmaras. Nos 399 municípios do Paraná, apenas 29 prefeitas e 476 vereadoras se elegeram.

“Esse é um cenário que precisa mudar e queremos que o PSDB seja um exemplo no fortalecimento da participação feminina na política, o que irá ampliar a capilaridade dos debates e permitir que as decisões partidárias sejam realizadas por grupos com diferentes perspectivas e vivências” ressaltou Litro.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Close