Escrito por 08:16 Eleições 2020 Foz do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Política

Proposta de Álvaro Dias prevê prisão de Mac Donald

Compartilhe

Por essa o ex-prefeito Paulo Mac Donald (Podemos) não esperava. O senador Alvaro Dias (Podemos) é o principal articulador e um os autores no Congresso Nacional da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que prevê a prisão de condenado em segunda instância, o caso de Mac Donald, que responde ainda a 82 ações nas áreas civis e criminais.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pretende colocar a PEC em votação ainda este ano.“ A ausência da prisão em segunda instância significa que o bandido, o criminoso, o marginal, o assassino, o ladrão que tem dinheiro jamais será preso”, diz Alvaro Dias, coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Prisão em Segunda Instância. 

“Ele terá quatro graus de Justiça, irá até o Supremo Tribunal Federal (STF) para continuar solto. Com um bom advogado e dinheiro, o bandido envelhece sem ser preso, morre antes de ser preso. É a vitória da impunidade. Basta lembrar que, dos 193 países ligados à ONU, apenas o Brasil não prende em 1ª ou 2ª instância. Quer dizer que nós estamos certos e todos eles errados? Ou nós estamos na contramão?”, questiona o senador.

A frente, composta por 179 deputados e 33 senadores, objetiva  inserir na Constituição a prisão de condenados em segunda instância. “É fundamental que a prisão em segunda instância volte a ser praticada no Brasil”, afirma Alvaro Dias. 

Centrão – O jornalista Gerson Camarotti atenta que apesar da pressão externa pela retomada da análise da PEC da prisão após condenação em segunda instância, há um movimento para segurar a tramitação da proposta.

“Lideranças do chamado Centrão e de legendas da esquerda e da direita não querem mexer nesse assunto. Há um ambiente majoritário de autoproteção do Congresso, ainda muito assustado depois que vários parlamentares entraram na mira da operação Lava Jato nos últimos anos”, disse Camarotti.

Um dos principais líderes do Centrão é o deputado Ricardo Barros, presidente estadual do PP, é fiador da candidatura de Bibiana Orsi (PP), vice de Mac Donald. É muita coincidência, não?

Close