0 Shares 209 Views

Projeto que institui rede de cuidados paliativos é aprovado na CCJ

8 de julho de 2019
209 Views

 

O  destacou nesta segunda-feira (8), a aprovação na  Comissão de Constituição e Justiça do projeto de lei que institui a rede de cuidados paliativos no Paraná. A proposta, aprovada por unanimidade na forma de substitutivo geral, agora segue para apreciação da Comissão de Saúde Pública.

“Vencemos mais uma etapa nesta luta para incorporar os cuidados paliativos na política de saúde do Paraná”, destaca o deputado, ex-secretário estadual da Saúde. Segundo ele, a aprovação deste projeto colocará o Estado na vanguarda do setor. “A ideia é garantir condições mais dignas de atendimento às pessoas com doenças crônicas e em estágio terminal”, complementa.

Inspirado em experiências exitosas já implantadas na Europa, nos EUA e no Canadá, o projeto traz ao Paraná um conceito inovador de cuidado, entendendo que a morte é um processo natural da vida e que a saúde pública deve estar preparada para garantir o bem-estar do indivíduo também nos seus últimos dias de vida.

“O cuidado paliativo tem a ver com dignidade. É preciso aliviar a dor e o sofrimento dessas pessoas que já não tem perspectiva de cura. Além disso, temos que pensar também nos familiares, ofertando uma assistência multidisciplinar para que consigam enfrentar este momento difícil”, explica Michele Caputo, autor da proposta.

A iniciativa beneficia tanto pacientes internados em hospitais quanto pessoas em seus domicílios. “Trata-se de um projeto bastante abrangente, que exigirá o envolvimento de todos os níveis de atenção. Por isso, é algo que precisa ser construído coletivamente e estamos abertos a contribuições”, reforçou o deputado Michele Caputo.

Após apreciação das Comissões de Saúde Pública e de Finanças, o projeto de lei segue para votação em plenário. Até lá, podem ser feitas emendas ao projeto, visando a melhoria do texto e da proposta.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.