por 14:49 Sem categoria

PROJETO DO PMDB PARA CURITIBA É EDUCAÇÃO NOTA 10, DIZ MOREIRA

PROJETO DO PMDB PARA CURITIBA  É EDUCAÇÃO NOTA 10, DIZ MOREIRA

“O projeto de educação é o que vai fazer com que esta fila de 45 mil crianças a espera de uma creche em Curitiba seja zerada. É o projeto de educação que sabe que o ensino fundamental é o que baliza a qualidade de todos os outros níveis de ensino” – trecho do discurso de Carlos Moreira, candidato do PMDB a prefeitura de Curitiba. Leia a seguir a sua íntegra.

Quero iniciar minha fala com o resultado de uma pesquisa qualitativa que numa das respostas dizia assim: esse tal de Moreira é um homem de sorte. Ao olhar para todos vocês aqui, a todas estas pessoas no palco acho que isto é verdade. Tenho a sorte e o privilégio de conviver, de aprender a cada dia e de ser amigo do maior homem público deste país chamado Roberto Requião.

Talvez, governador, o senhor não possa ter a dimensão de quanto impregna as suas palavras em todos nós. Elas impregnam na alma e quando as palavras impregnam na alma jamais nós esquecemos.

Também quero dizer que tenho a sorte e o privilégio de ser membro do maior e melhor partido deste país: do PMDB velho de guerra que tem o compromisso histórico sempre com a mudança e com a luta para aqueles que mais precisam.

E tenho a sorte e privilégio de ter, junto comigo, a melhor chapa de vereadores que o PMDB podia nos dar. Muito obrigado a cada um de vocês. Estou olhando para cada um dos vereadores aqui e realmente isto é bem verdade, muito obrigado a vocês!

Alguns dias atrás, eu recebi de um grande amigo meu, um texto chamado política brasileira. E neste texto o autor dizia: “estamos preocupados com o Brasil porque notamos um desencantamento da classe média com a política brasileira”.

E este autor dizia que isto pode até acontecer na Suécia ou na Dinamarca, mas acontecer num país com tanta desigualdade social é um enorme equívoco e quando a gente começa a falar sobre eleição em Curitiba este desencanto também está presente em certa medida.

Algumas pessoas me dizem: esta eleição já está definida. Outros dizem: ah, mas vamos deixar o cara lá porque ele já fez algumas obras, já pavimentou algumas ruas, já fez algumas calçadas, afinal a educação, a educação é nota 5. Então vamos deixar as pessoas lá.

Passaram-se 30 anos, Curitiba triplicou o tamanho, os problemas se avolumaram e a receita para tratar os problemas continua a mesma. Algumas pessoas parecem que estão se contentando com pouco. Para elas, a cidade parece que está bem com a educação nota 5. Para que melhorar? Este é o tipo de sociedade que nós queremos?

Nós queremos uma sociedade vibrante, uma sociedade de mudança. E neste momento, lembro de uma frase do presidente Kennedy que dizia: “a mudança é a lei da vida, os que vivem do passado jamais vão viver o futuro”.

Portanto, nós estamos no século XXI e não podemos nos contentar com políticas do século passado, com políticas pela metade. Nós temos obrigação de levar Curitiba para um futuro ainda melhor, um futuro que todos nós, juntos, podemos fazer.

E coube novamente, por razões históricas, ao PMDB – o grande partido da mudança deste país, o partido que fez a redemocratização deste país, o partido de Roberto Requião, o partido de todos nós – mostrar para a cidade de Curitiba que esta mudança é possível, que esta renovação é possível, que um novo projeto de cidade é possível. E que nós podemos evoluir, avançar e caminhar para uma cidade mais justa e mais igual.

O projeto de educação que o governador falava não se contenta com educação nota 5. O projeto de educação do PMDB para a prefeitura de Curitiba é o projeto de Educação nota 10.

O projeto de educação, que vai fazer com que esta fila de 45 mil crianças a espera de uma creche em Curitiba seja zerada. É um projeto de educação que sabe que o ensino fundamental é o que baliza a qualidade de todos os outros níveis de ensino.

É o projeto de ensino fundamental que vai fazer com que o ensino médio seja melhor, que a universidade seja melhor e que este país seja melhor. O projeto de educação técnico-profissionalizante em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e com as escolas técnicas federais para fazer com que o nosso jovem que fica na periferia, tenha opção de qualificação, possa ter um bom emprego e gerar renda.

O projeto do PMDB para a saúde não é uma saúde mais ou menos, que atende números, que só fica preocupada em apresentar estatísticas. O projeto do PMDB para a saúde é de uma saúde eficiente, de uma saúde que atenda as pessoas, que as pessoas não fiquem cinco horas num posto de saúde para ser atendidas por uma consulta.

O projeto do PMDB não acredita e não quer nem saber de um exame complementar ou de uma consulta especializada ser marcada para um ano e meio depois.

O projeto do PMDB é para as pessoas, para as pessoas que tem família, que tem emprego, que sofrem e que tem alegria e que querem e precisam ser felizes.

O projeto do PMDB é inovador. Ele traz inovações em todas as áreas. Nós estamos propondo na saúde, o atendimento domiciliar. Estamos propondo uma promoção de saúde.

E acima de tudo, estamos propondo soluções inovadoras para o trânsito e para o transporte coletivo, porque isso é possível.

Eu queria dizer a vocês que o nosso projeto vai sendo construído com a participação de todos. E como disse o governador, faço questão de agradecer à vários secretários de governo, à várias pessoas do PMDB que estão ajudando, fazendo de mãos dadas este grande projeto para Curitiba.

O Kielse falava em pesquisa. A pesquisa está apenas começando e hoje nós temos um grande motivo de entusiasmo, esta platéia presente, juntamente com o governador, me dão muito entusiasmo. A palavra entusiasmo é fantástica porque vem do grego e quer dizer em teus. Em teus quer dizer cheio de Deus. É preciso estar cheio de Deus para fazer a mudança que o PMDB quer. É preciso estar cheio de Deus para fazer uma cidade mais justa e mais igual. É preciso estar cheio de Deus para ter energia e vencer esta eleição.

Mao Tse Tung certa vez disse que política é uma guerra sem derramamento de sangue. Portanto, cada um de vocês aqui são os guerreiros. São os guerreiros não de arma em punho, mas são os guerreiros armados com o espírito da vitória do velho PMDB de guerra. Vocês estão armados com o trabalho e a determinação. Vocês estão armados com a vontade de vencer e estão armados, sobretudo, com a herança e o legado do número 15.

Quando vocês colocam um adesivo 15 no seu carro, que diz ali Moreira, vice Kielse, não é somente o Moreira que está indo ali, não é somente o Kielse, nem tão pouco somente o Requião. É o PMDB com toda sua força que modificou este país e que vai modificar esta cidade.

É o PMDB que sempre acredito que era possível construir uma sociedade mais justa. Quero dizer que o 15 que cada um de nós leva no peito é o 15 daquele que acredita que nós podemos ter uma Curitiba ainda melhor. É o 15 daqueles que acreditam que nós podemos ter uma cidade mais justa onde todos durmam e a outra metade não morra de fome.

É esta luta que temos que começar no dia de hoje. Conto com cada um de vocês. Esta é a parceria que temos que fazer. Venham vocês também na parceria pelo bem com o governador Roberto Requião para a nossa Curitiba. Muito obrigado, boa noite e um abraço!

Fechar