por 09:45 Destaques, Luiz Claudio Romanelli, Paraná

Programa Nossa Gente vai apoiar as famílias na pandemia, diz Romanelli


O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta terça-feira, 11, a oficialização do programa Nossa Gente Paraná, que substitui o Família Paranaense. Segundo ele, trata-se de um dos maiores programas de assistência social do Brasil, destinado ao atendimento e promoção de famílias e indivíduos por meio da oferta de um conjunto de ações intersetoriais, que encontrou forte apoio na Assembleia Legislativa.

Romanelli destaca que a Lei nº 20.548, aprovada pelos deputados, prevê ações de acompanhamento familiar intersetorial.  São programas como Construções de Moradias e Regularização Fundiária, Luz Fraterna, Aluguel Social, Caixa d’Água Boa, mas também mantém ações como o Nossa Renda, Renda Agricultor Familiar, Inclusão Produtiva Solidária, Construções de Equipamentos Sociais para os Cras e Creas e de cofinanciamento aos municípios”, enfatiza Romanelli.

O Nossa Gente objetiva o combate à miséria e à fome, com ações integradas em áreas de habitação, saúde, segurança alimentar e nutricional, assistência social, segurança pública, agricultura e abastecimento, trabalho, educação, ciência e tecnologia, esporte e lazer, cultura e infraestrutura, além de garantir  preservação ambiental e respeito aos direitos humanos.

Municípios – 
O programa prevê ainda apoio aos municípios e ajuda as famílias a superar as dificuldades enfrentadas devido à pandemia do coronavírus. Romanelli explica que os recursos serão repassados diretamente aos municípios, que vão aplicar em projetos que são prioridade, respeitando a necessidade de cada cidade e região.

“Os municípios são parceiros do programa. Quem conhece a necessidade local são os gestores, que terão a oportunidade de elencar as prioridades e lutar para que as principais carências da comunidade sejam sanadas, com o apoio do Governo do Paraná”, ressalta Romanelli.

Dentre as ações previstas está o acompanhamento a mais de 32 mil famílias. Um exemplo é o Renda Agricultor Familiar, que estima atender 1.600 famílias. Outras 1.800 serão atendidas pelo Caixa d’Água Boa mais 560 serão a Inclusão Produtiva Solidária. 
O programa Luz Fraterna beneficia diretamente 216.662 famílias em todo o Estado e 438 têm recebido benefícios com o Aluguel Social, além de inúmeras famílias que já estão aguardando a entrega das chaves da casa própria, outro compromisso do Governo do Paraná que ajuda a realizar o sonho dos paranaenses.

Habitação — O deputado lembra também de outros investimentos em andamento e cita o exemplo do Norte Pioneiro, onde a Cohapar está finalizando a obra de construção de casas populares, que vão atender 59 famílias da cidade de Cambará. Em Ribeirão Claro, será licitada nos próximos dias a obra para construção de 50 casas, que devem ser iniciadas no segundo semestre deste ano.

“São ações pontuais e objetivas, que serão executadas em parceria com os municípios e com a Assembleia Legislativa. O Paraná avança e, mesmo com a crise provocada pelas medidas restritivas, mostra que é possível se preparar para a retomada da economia, com planejamento, seriedade e compromisso”.

Fechar