0 Shares 539 Views

Programa “Escute seu Coração” ajuda Curitiba a reduzir em mais 7% a mortalidade cardíaca

9 de agosto de 2019
539 Views

 

Médicos, cientistas brasileiros e estrangeiros, lideranças políticas e empresariais participaram, na noite desta quarta-feira, 7,  da inauguração da nova ala da Quanta Diagnóstico por Imagem, no bairro Alto da XV, centro médico de referência em Curitiba. As informações são do Bem Paraná.

O prefeito Rafael Greca comemorou a presença de tantos representantes da ciência e da medicina de diversos países em Curitiba. Eles participam, a partir desta quinta-feira (8/8), do International Cardiology Meeting e do Congresso Paranaense de Cardiologia, na ExpoUnimed, no bairro Campo Comprido.

Greca aproveitou a presença dos especialistas estrangeiros para anunciar a redução da mortalidade prematura, dos 30 aos 69 anos, por doenças do aparelho circulatório em Curitiba, entre 2016 e 2018. A diminuição foi de 7,1%.

Escute seu Coração
Ele destacou a importância da parceria entre a Quanta e a Prefeitura de Curitiba. “O trabalho na ciência e na inovação do médico João Vítola nos levou a nos associar na área da medicina. Fizemos um acordo para o programa Escute seu Coração e já reduzimos em mais de 7% a mortalidade cardíaca. Oferecemos exames para os mais humildes”, declarou Greca. “A inovação só vale se resultar em transformação social”, completou o prefeito.

O programa Escute seu Coração estimula a adoção de um estilo de vida saudável, além da melhoria de protocolos na atenção ambulatorial básica e especializada, da assistência na urgência e emergência, para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Entre os presentes na inauguração estavam o americano Andrew Einstein, neto do astrofísico Albert Einstein, Tirone David, cardiologista brasileiro formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) radicado no Canadá.

A cientista americana Leslee Shaw, professora de Medicina na Universidade Cornell, afirmou que os representantes de tantos países do mundo em Curitiba vieram para compartilhar suas experiências. “Estamos aqui para fazer um mundo melhor”, declarou.

O prefeito fez questão de dar as boas-vindas à plateia em português e em inglês. “Me alegra ver florescer essa instituição de diagnóstico, especialmente de ciência e inovação”, disse Greca.

Aos convidados, o diretor-geral do centro médico João Vítola, que preside a Sociedade Paranaense de Cardiologia, declarou que Curitiba, que é bem conhecida por sua inovação, tem contribuído também para a inovação na saúde. Ele ressaltou que o diferencial da Quanta está na pesquisa e na inovação e manifestou a importância do apoio da Agência Curitiba.

O prefeito Rafael Greca também falou do seu entusiasmo com o desenvolvimento da área médica em Curitiba. “Com o ISS Tecnológico e o Vale do Pinhão, o segmento está crescendo”, disse o prefeito.

O Vale do Pinhão é o movimento da Prefeitura para incentivar o ambiente da inovação na cidade.

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, afirmou que Curitiba já é referência em saúde na Região Sul. “A parceria com a Quanta no Vale do Pinhão faz com que Curitiba ganhe. Ganha também a saúde com qualidade”, declarou.

Também participaram do evento a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, Cris Alessi, e o vereador Bruno Pessuti.

Mais notícias para você:



Deixe um comentário

Your email address will not be published.