Arquivos

Categorias

PROCURADORA QUER OUVIR MILITAR SOBRE MORTES NA DITADURA

Eugênia Gonzaga diz que ex-oficial do Exército pode ter alterado relato para encobrir assassinatos em 1970

Maurício Lopes Lima disse à Folha que jovens morreram em tiroteio; irmã de vítima cobra sua punição pelo caso

Por Bernardo Mello Franco, na Folha de S. Paulo:

Ministério Público Federal quer obrigar o militar reformado Maurício Lopes Lima, 75, a depor em juízo sobre ação chefiada por ele que resultou na morte de dois militantes da luta armada contra a ditadura, em 1970.

Ele admitiu, em entrevista publicada ontem pela Folha, ter comandado a operação que resultou na morte de Antônio dos Três Reis de Oliveira, 21, e Alceri Maria Gomes da Silva, 26, em São Paulo.

A procuradora Eugênia Augusta Gonzaga pretende usar o depoimento na ação que acusa o militar de praticar atos de violência contra 20 presos políticos.

Na versão de Lima sobre o episódio, os militantes teriam sido atingidos depois de Antônio disparar contra ele, mas a procuradora diz que o relato de uma cena de tiroteio pode ser apenas para se eximir de culpa pelas mortes.

"Muitos casos descritos como tiroteio são, na verdade, simulações de tiroteio para encobrir assassinatos. Era comum encontrar as vítimas com vida, tirar informações sob tortura e executá-las."

"O depoimento indica que a ação está no caminho correto. É muito importante ouvi-lo para desvendar o caso", afirmou a procuradora.

Siga o blolg no twitter